domingo, 18 de setembro de 2011

1 008 - O 1º. Sargento Barata

1º. cabo Emanuel, 1º. sargento Barata e alferes Garcia (em cima), frente ao Gabinete de Operações do Quitexe (1974). 1º. sargento Barata, em foto recente (em baixo)


O 1º. sargento João Barata foi «militar digno e brioso, disciplinado e disciplinador consciente», como se lê no louvor do comandante do BCAV. 8423, sublinhando «o permanente exemplo com que dignificou a função militar», razão porque «os serviços que prestou à RMA são dignos do melhor realce».
O 1º. Barata, como nós o conhecíamos, trabalhava no Gabinete de Operações, directamente sob comando do capitão Falcão e, abaixo deste, pelo alferes Garcia - que era o comandante do PELREC e apoiava e substituía o oficial de operações, nos impedimentos deste.
«Sempre demonstrou - o 1º. sargento Barata - elevadas qualidade de trabalho, quer nos serviços a seu cargo, quer na orientação dos seus subordinados imediatos, conseguindo, deste modo, manter um verdadeiro espírito de equipa nesse pessoal, o que conduziu a ter o seu serviço sempre pronto e em tempo oportuno».
Regressado de Angola, a 8 de Setembro de 1975, foi colocado no Regimento de Lanceiros de Elvas (CICA 3), até à sua extinção. Passou pelo  Instituto Militar dos Pupilos do Exército (2 anos) e foi colocado em Estremoz (1 ano) e, logo depois, no Regimento de Lanceiros de Lisboa, onde era Comandante o Coronel Almeida Brito. Por lá esteve dois anos, antes de voltar a Estremoz (1 ano) e passar para o Regimento de Cavalaria de Santa Margarida (o ex-RC4), a unidade mobilizadora do BCAV. 8423 (2 anos)
Regressou a Estremoz onde, depois de todos estes anos de casa às costas, terminou a sua carreira militar no posto de Sargento Chefe.

Reside em Elvas e tem três filhos: um Sargento Chefe de Cavalaria, um Sargento Ajudante do Serviço Geral do Exército e um funcionário do Tribunal Judicial de Elvas.
- BARATA. João da Conceição Unas Barata, 1º. sargento de Cavalaria. Trabalhou no Gabinete de Operações do BCAV. 8423, no Quitexe e em Carmona (Uíge).
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Ranger´s). Natural de Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães). Faleceu a 2 de Novembro de 1979, vítima de acidente de viação, quando era agente da Polícia Judiciária, do Porto.
- FALCÃO. José Paulo Montenegro de Mendonça Falcão, capitão de cavalaria e oficial adjunto do comando do BCAV. 8423. É coronel na reforma e reside em Coimbra.
- EMANUEL. E,anue Miranda dos Santos, 1º. cabo escriturário, natural da Gafanha, de Ílhavo, (supostamente) emigrado nos Estados Unidos.

1 comentário:

Tomás disse...

Aqui estão três pessoas com quem eu gostaria de conversar e claro dar-lhes um grande e forte abraço. O alferes Garcia, em primeiro lugar, mas que grandes e boas recordações. Creio que está quase tudo dito mas de vêz em quando surge mais uma ou outra memória. O 1º sargento Barata era, e ainda é concerteza, uma pessoa com quem se pode falar, ou seja; naquele tempo, à 37 ou 36 anos atrás, eramos muito novos, falo por mim, e devêz em quando precisavamos de uma palavra amiga, de um apoio de um parecer. Como eu trabalhava pegado à sala de operações tinha um contacto quase direto com o 1º sargento Barata. É verdade, em alguns momentos tive alguns concelhos, e bons, do AMIGO 1º sargento Barata. Para ele um grande abraço. Finalmente lembrar o Emanuel dos Santos, só faltou sermos do mesmo sangue. Dava-me bem com todos mas o Santos era mais que meu irmão. Amigo, camarada, que partilhava quase tudo, até ao ponto de partir um (muitos)cigarros para dividir comigo. Havia já naquele tempo muitos "penduras" mas não há nada para ninguem. Era certinho ao domingo de tarde no Quitexe os tres radiomontadores e o Santos a jogar cartas e a ouvir por um rádio qualquer a Emissora Nacional (tarde desportiva)os relátos de futebol e que eram transmitidos em Onda Curta, o som era péssimo mas dava para convivermos acompanhados por umas NOCAL. E depois do que acabo de relatar digam-me que não é bom recordar ou que não são saudosistas.