segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1 016 - Luanda e as vésperas de voltar ao Quitexe...

A 26 de Setembro de 1974, hoje se completam 37 anos, vadiava eu por Luanda, fazendo vésperas do fim de férias e de partida para o Quitexe. Tinha cirandado por Angola fora, de Luanda a Nova Lisboa, pela Gabela, Alta Hama, Silva Porto, Novo Redondo, Lobito e Benguela, Moçâmedes e Sá da Bandeira, lá mais para o fundo do mapa.
Tinha apalpado e sentido o cheiro de Angola, as suas belezas naturais - que tanto nos enfeitiçavam! Tinha deliciado os olhos e comprazido a alma, com o saboreio das paisagens angolanas e confirmava o desenvolvimento de uma terra, um próximo país em parto, uma nacionalidade que ia nascer!  Conhecera melhor a alma negra, alma grande e enorme, cheia de dedicações humildes e de rasgos generosos, que se despertava para uma nova realidade, fazia caminhos para um caminho novo!
Luanda, que eu ia deixar para voltar ao Quitexe, gorgitava de gente, num rodopio social imenso, era uma grande capital! Uma cidade como eu até aí nunca conhecera! Espantava-me!
A 26 de Setembro de 1974, o comando do BCAV. 8423 continuava ao périplo por fazendas e localidades da sua área de acção, na Fazenda Guerra. Já tinha estado em Luísa Maria, Minervina, Santa Isabel, Vamba (em Setembro), ou Liberato, Antoave, Pumbaloge, Zalala, Vista Alegre, Santa Isabel - antes!!! E na mesma Fazenda Guerra estivera a a 16 de Agosto, anterior.

Sem comentários: