segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1 009 - Os milagres do dr. Leal....

A enfermaria militar do BCAV. 8423, no Quitexe (em 1974)



ANTÓNIO A. GUEDES
Texto

O soldado-condutor Palma, da 2ª.  Companhia do BCAV. 8423, sofreu, um dia, uma aparatosa queda, dela resultando ter deslocado um ombro, o que lhe causava muita dor. Um grande sofrimento.

A situação levou a que, de urgência e já de noite, viajássemos de Aldeia Viçosa para o Quitexe, a todo o gás e sem quaisquer medo, pelas curvas da estrada do café, para lá levarmos o acidentado - para ser visto pelo médico do batalhão - o capitão médico Leal.
Assim fizemos e, lá chegados, dirigimo-nos à enfermaria, onde, passado pouco tempo, chegou o dr. Leal. Perguntou o que se passava, por apalpação verificou se havia ou não osso fracturado e, mediante o diagnóstico feito, peremptoriamente determinou ao Palma que se deitasse de costas, no chão da enfermaria.
Ficámos a olhar, surpreendidos, mas o Palma contorcia-se com dores e o importante era que melhorasse. Assim, ajudámo-lo a estirar-se no chão e ficámos à espera de ver que tipo de cirurgia iria acontecer.
O dr. Leal, então, segurou-lhe a mão, levantou-lhe o braço, aplicou a sola da bota (ou sapato) contra a axila e, de seguida, puxou-lhe o braço.
Ficámos a olhar e, de repente, claríssimo como a água,  voltou tudo à posição inicial.
Terapia prática e eficaz.
Eh pá!!! Parecia um milagre!! Ou, dir-se-ia de outro modo, era bruxedo!!!
O Palma, como legítimo alentejano que era (e é, é de Vila Viçosa), não vai levar a mal que eu diga que ele berrou, berrou, berrou!!!! Berrou, berrou, é verdade, mas... curou!!! E bem curado!!!
- GUEDES. António Artur César Monteiro Guedes, furriel miiciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. do BCAV. 8423. Natural da Régua e residente em Foros de Salvaterra (Salvaterra de Magos). É aposentado da GNR, como sargento-mor. e trabalha numa empresa de segurança.
- PALMA. Joaquim José Batanete Palma, soldado condutor auto-rodas, da 2ª. CCAV. 8423. Residente em Vila Viçosa.  


Sem comentários: