quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Setembro, dia 8, anos de 1975 e de 2011...

Monteiro, Pinto, Neto, Viegas e Rodrigues, 5 Cavaleiros do Norte em Águeda, 36 anos depois, em 2011. Aos 59!!!


A 8 de Setembro de 1975, pegámos malas no Grafanil e fomos até ao aeroporto de Luanda, passando pelo terminal da base aérea. Por volta das 10 horas da manhã (ou pouco mais!!...), já no avião dos TAM, demos a última olhadela sobre a capital angolana, a aeronave fez o azimute para a Europa e lá viemos nós até Lisboa, onde chegámos ao fim da tarde. Ufff!!!!, até qu´enfim!!!
A 8 de Setembro de 2011, cinco Cavaleiros do Norte juntaram-se em Águeda, para saborear o leitão à Bairrada que por aqui se festeja (e come!!!) e, horas a fio, para falar de Angola, do Quitexe, de Zalala, de Aldeia Viçosa, de Santa Isabel, do Songo, de Carmona e de Luanda. E tantas histórias se contaram, quantas memórias foram avivadas, dos mil e um incidentes que fizeram os nossos 15 meses angolanos!!! Não houve espaço para outra coisa, com o espumante a regar a nossa sede física e a fazer desfiar memórias e o prazer de revivermos alguns dos anos melhores das nossas vidas.
O Pinto, mais irreverente (ao tempo e hoje), não se cansou de memoriar as suas aventuras: as de moto e as de carro, desenfiado de Zalala, de Vista Alegre ou do Songo, para Carmona.
O Rodrigues lembrou o "embarca-desembarca" que atrasou o regresso das companhias operacionais a Lisboa por duas semanas. Até que, ao comandante Almeida e Brito, bateram o pé, ameaçando tomar um avião de assalto. Acho que eram homens para isso!
O Monteiro, a contar a (quase) trágica viagem ao Negage, onde ia levar um capitão e um tenente do MFA. Viagem interrompida por acidente que levou os oficiais para o hospital. 
O Neto, a bater-se de igual para o comandante Almeida e Brito e a invocar-lhe o seu curso de «ranger´s», a propósito de uma norma regulamentar sobre fardamento. E as ironias relacionais com o tenente Mora. Dele e de todos.
Eu, a ouvir e a também não deixar por boca alheia o lembrar das nossas lendas - pessoais e colectivas.
Assim festejámos os 36 anos do nosso regresso de Angola! 

4 comentários:

rodrigues disse...

Viegas, não perdes tempo. e eu a dizer á mulher que ia a uma consulta médica e tu denuncias-me desta maneira. BRINCADEIRA oxalá para o ano possamos repetir este convívio. 1 Abraço Viegas

Anónimo disse...

Gostei imenso de estar com vocês .E tenho muito orgulho em ter a vossa amizade.Abraço
ManPinto

Anónimo disse...

Mais meia dose de leitão e mais mil convívios, isso reconforta a amizade de camaradas que por vezes não nos lembramos mas um abraço é suficiente para recordar toda a história e peripécias de 30 anos atrás, rever os sacrifícios, recordar e conhecer tudo aquilo que cada um tem no seu historial, -
UM ABRAÇO CAMARADAS
Américo Rodrigues

Anónimo disse...

Sargento, estás com veia para romancear as façanhas, da irreverencia da juventude do 8423, por terras de Angola, que recordo com saudade, onde todos vós ,fazem parte das façanhas, de todos os que por lá passaram
Manuel Pinto"