terça-feira, 20 de setembro de 2011

1 010 - O 1º. cabo rádio-montador Rodolfo Tomás

Tomaz, Pais e Silva rádio-montadores da CCS, no jardim do Quitexe (1974)

 O Tomaz era homem de muitos ofícios, entre a arte de arranjar rádios, ou assistir aos projectores de cinema, ou carrear para o Quitexe o correio (das saudades) que nos chegava de Portugal.
«Militar muito disciplinado, correcto e inexcedível no zelo e eficiência», é assim que o louvor do comandante do batalhão o define.
Acrescenta-lhe que sendo «militar excepcionalmente educado e bom camarada», o 1º. cabo Tomaz «granjeou a estima dos seus superiores e camaradas», razão que, também este, levou a que fosse «digno de ser enaltecido, em público louvor».
Lembro-me bem do Tomás, do passo curto que o fazia passear nas ruas do Quitexe e, mais tarde, na parada de Carmona; a discrição, o trato delicado, o comportamento simples. E, uma ou outra vezes, lhe ouvi reacções respeitadoras, a um momento (ou outro), em que se lhe impusesse uma qualquer autoridade de circunstância.
Rádio-montador de responsabilidade técnica, dividiu-se por outras: foi servidor da secção de reabastecimentos, fez serviços de escala, empunhou a G3 quando necessário foi e também colaborou em serviços de interesse publico: o cinema e a estação de rádio civil, por exemplo. No Quitexe e em Carmona.
O louvor do batalhão tece elogio à competência do desempenho das suas funções e ao facto de «não se poupar a esforços, nem horários, par solucionar avarias de material».
O Tomaz faz pela vida em Lousada, onde mora, e é regular colaborador deste blogue. É com gosto que lhe ponho a «descoberto», e sublinho, o louvor à sua vida de Cavaleiro do Norte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Viegas; se eu tive um louvor, muitos outros tambem tiveram como por exemplo tu.
Talvez tenha chegado a hora de serem publicados os muitos louvores que foram atribuidos à
rapaziada. Obrigado pelos elogios, mas certamente, haverá muitos outros colegas com
motivos muito mais fortes de serem AQUÍ divulgados e reconhecidos. Uma vez mais
obrigado pelos elogios publicados nesta página da qual eu não mereço tanto destaque
em comparação com outros colegas que deram no "duro".
Grande abraço
Continua
Tomás