sexta-feira, 2 de abril de 2010

Um dia de Páscoa em Luanda...


Hotel Katekero, no Largo Sepa Pinto (foto Os Nossos Kimbos)

Dia de Páscoa de 1975 foi a 30 de Março, já eu e o Cruz acordámos em Luanda, na altura de um 7º./8º. andar do Katekero, à Serpa Pinto - em pouso de onde, mesmo apeados, nos púnhamos num instante a buliçar na noite ou no dia do coração da cidade.
Por lá nos banhámos, depois de noite bem dormida e antes do mata-bicho que fomos tomar nos gigantescos balcões da Paris Versailles: pregos no pão e uma garrafa de vinho verde. Uma delícia! Por lá combinara eu encontrar-me com Rebelo Carvalheira, do jornal A Província de Angola (mesmo ao lado) e que habitualmente por lá ia ao mesmo mata-bico, depois dos fechos do jornal.
Lá também tive a informação de que o Alberto Ferreira não viria. O recado, deixado a um empregado conhecido (Oliveira?), dava conta de um almoço de páscoa, em casa da prima. Por ali andámos, depois e na baixa, a espreitar a baía e o mar, olhando as montras e catrapiscando os olhos a quem a malícia nos fazia medrar desejos, enquando se fechava a manhã para irmos - eu e o Cruz...- almoçar ao Baleizão: o trivial bife com ovo a cavalo e umas quantas bazucas, depois de entrarmos a camarão. Mordomias de furriéis em férias.

A tarde foi para visitas aos Resendes (ao tempo, a morar perto da praça de touros) e a Benedita e Mário (no bairro da Cuca), com brevíssima passagem pela casa de Cândida - que já se fazia tarde para a hora de estar com o conterrâneo Custódio, na Portugália. Dali fomos à PSP, muito pertinho - onde reencontrei o graduado José Martinho, casado com Maria Emília, outra conterrânea ribeirense (agora, aqui vizinhos).
A noite, depois da janta - que foi de frango de churrasco, à fartazana e no restaurante onde trabalhava Neca Taipeiro (outro conterrâneo) - estendeu-se adentro dela, com «stops» ao Diamante Negro e no Scorpius. Tiveram o Custódio e o Ferreira (entretanto chegado para a frangalhada...) de voltar às suas «bases» militares e continuámos nós a «espreitar» pelos neons que suscitavam apetites e prazeres - até quando quisemos e até voltarmos ao Katekero.
Foi assim o dia de Páscoa de 1975!
- BAZUCAS. Canecas de cerveja.
- CUSTÓDIO. Custódio Alves Ferreira, soldado de engenharia, meu conterrâneo. Reside nos Estados Unidos.
- ALBERTO. Alberto Fernando Dias Ferreira, 1º. cabo especialista da Força Aérea, de Fermentelos (Águeda), já falecido.

Sem comentários: