quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Soldados de corpo inteiro e que nunca tiveram medo...

Xitaca nas traseiras das instalações militares do Quitexe, vista da capela


MANUEL MACHADO*
TEXTO


Hoje mesmo naveguei pelo blogue e verifiquei que está aqui um excelente documento de memórias e no qual vou também colaborar. Revivendo o passado de dignidade e humanismo destes homens que não fugiram, porque não tinham medo. A nossa hitória Honra o nosso nome e o da nossa descendência, do qual devemos orgulhar-nos.
"FOMOS SOLDADOS" de corpo inteiro, cumprimos a nossa missão, sempre atentos a tudo e a todos. Estou lembrado de, no final de 1974, ser chamado ao Comando de Batalhão, juntamente com os Furriéis Viegas e Neto, para dar explicações sobre a nossa conduta "politica". Respondemos, perfilados, às questões que nos foram colocadas e saímos do inquérito com o mesmo espírito com que entrámos. Fomos sempre militares disciplinados e disciplinadores, a quem não havia nada a apontar.
Desde o Quitexe a Carmona estabelecemos sempre uma grande ponte de colaboração e diálogo com as populações civis, colaborando com todos, fraternalmente. Também quero deixar aqui expresso, a minha gratidão ao (ex-furriel) Celestino Viegas pela ideia de criar este espaço de partilha de lembranças, que está muito bem organizado e mantém viva a chama do lema com que estivemos nas terras de Angola "Perguntai ao inimigo quem somos".
MANUEL MACHADO
Ex-furriel miliciano da
CCS do BCAV 8423

2 comentários:

OLIVEIRA disse...

Caro furreiel machado, subscrevi por baixo tudo o que aqui escreveu, nós fomos honrados e portugueses não fomos como alguns cobardes que fugiram para o estrangeiro e agora até ganham reformas chorudas porque se intitularam heróis.

Anónimo disse...

Ó Machado,aoler o teu texto,logo voltei aos meus vinte e poucos anos.Não sendo tu um Ranger,tinhas a valentia e a frontalidade necessaria para o ser por isso estares sempre perto dos dois op/da ccs gostaria de te ver no dia 12 para reviver algumas irreverencias da malta mas que fique bem claro sempre para bem da nossa patente que era Furr/Mil e não chicalhda.Francisco neto