sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A região do Quitexe nos anos 61 e 62 do século XX

O Quitexe em 1961 (foto de João Garcia)


Anteontem, à conversa de café, fiquei a saber que outro conterrâneo ribeirense passou por terras do Quitexe - Quitexe, Zalala, Zala, Quipedro, Santa Isabel, Aldeia Viçosa, Dange, Nambuangongo, Liberato, Santa Eulália, entre outras terras-mártires do norte de Angola, nos anos 61 e 62 do século passado: José Oliveira Martinho, agora aposentado da PSP.
Narrar aqui os dramas dos grupos de militares que, a esse tempo, enfrentaram as dificuldades do chamado terrorismo, é como chamar paraíso ao período que por lá passámos. Direi que andaram nove meses sem se deitarem numa cama, sequer num colchão. Que desbravaram picadas e construíram pontes, invadiram «aquartelamentos», limparam suor feito de sangue dos rebentamentos de bombas e minas, do deflagrar de granadas, do efeito mortífero de rajadas..., que sei eu?!
Natural de Tarouca, apaixonou-se por Angola, por lá ficou, entrou na PSPA, casou com a Maria Emília (ela, daqui...) e regressou em 1975, progrediu na carreira e chegou a dirigir a Secção de Justiça da PSP de Aveiro, durante 11 anos. É secretário da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira e perguntar por ele, por aqui, é perguntar pelo homem dos pombos! É columbófilo «doentio».

- PSPA: Polícia de Segurança Pública de Angola.

Sem comentários: