segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O dia 24 de Agosto na vida de um cavaleiro do norte


Momento de relaxe na messe de sargentos do bairro Montanha Pinto

A foto em que me mostro, feito jogador de bola, é de Maio de 1975 e tirada nas traseiras da messe de sargentos (anteriormente de oficiais) em Carmona, no Bairro Montanha Pinto. Mas tem a ver com o dia de hoje, do ano de 1974.
O dia 24 de Agosto é, de resto, três vezes muito marcante na minha vida: o da morte de meu pai (em 1972), o do meu casamento e o da história que vou contar.
Era madrugada alta e de cacimbo forte e frio e, nesse dia de 1975, estávamos nós na pista de aviação do Quitexe - muito perto da vila. Iria chegar uma aeronave, lá para o meio da manhã e com um qualquer carregamento (suponho que de géneros alimentícios). Importava montar a segurança, em tempo e a horas, e para lá foi o PELREC, pouco depois da meia noite.

Nunca passei tanto frio em Angola e, disso avisados, levámos os ponches militares, que nos pouparam os rigores da cacimbada mas tiraram alguma mobilidade. Às tantas, um soldado desatou a fumar e fui, tapado pelas sombras do capim, o mais camuflado possível, avisá-lo para o apagar. Até a ameaçá-lo.
"Está triste, furriel...", disse-me ele, para se aliviar da pressão que eu lhe impusera e já com pirisca apagada. Algo terá notado ele no meu rosto. Não respondia mas por ali fiquei alguns momentos, debitando conversa sobre a vida, enquanto a noite gelava e de longe se ouviam alguns uivos e grunhidos que de alguma maneira nos arrepiavam.
Chamou-me o Vicente, sempre atento e de olho desperto. «Ouvi pr´ ali um barulho estranho...». Era para lá do capim e fomos ver..., evoluindo cautelosamente, depois ambos a rastejar!

Poupando pormenores, soou um tiro e senti uma picada na coxa direita: estava ferido. O bom do Florindo, cabo enfermeiro com quem agora acabei de falar (ao telefone, para refrescar a memória deste momento), logo bem se esforçou por tirar a bala, esfacelando-me a coxa, de pinça a tremer de nervos e ansiedade.
Lá foi tirada... tão à «superfície» estava e felizmente sem consequências graves para mim. Veio sumariamente a apurar-se que tinha sido alvo de um ricochete e... e não me peçam mais pormenores deste momento de escaramuça (digo eu...) que poderia ter sido trágico e confirmou as razões porque estava montada a segurança à pista. Ainda hoje guardo as calças do camuflado que foram furadas e a bala que as furou.
O momento porém, gerou, alguma natural tensão entre o grupo do PELREC mais próximo de mim e foi avisado o Garcia - que estava a umas dezenas de metros, em outro ponto de guarda.
"O alferes diz que o Viegas s´aguenta...", foi dizer-me o Hipólito, a sorrir-se para mim, dobrando a coluna e apoiando-se na G3, como que a genuflectir-se, e fazendo-se corar nas sardas que lhe pintalgavam a cara. Deu o "recado" em falas baixas, quase sussurradas, não fosse quebrar o silêncio de medos da madrugada.
A foto aparece aqui porque mostra o local da coxa direita onde fui atingido: é aquele sinal escuro mesmo junto à bola, que ainda hoje se nota, 35 anos depois... embora o tempo o tenha disfarçado!
- VICENTE. Jorge Luís Domingos Vicente, 1º. cabo atirador de cavalaria, de Vila Moreira (Alcanede), já falecido.
- FLORINDO. Vitor Manuel Nogueira Florindo, 1º. cabo enfermeiro, do Cartaxo, onde tem a Adega da Caxarrada.
- HIPÓLITO. Augusto de Sousa Hipólito, soldado atirador de cavalaria, natural de Vinhais e emigrante em França, mas com residência em Lisboa.

Sem comentários: