sábado, 8 de agosto de 2009

Amores secretos e pratos e pratos de bacalhau afrodisíaco...

Edifício da secretaria e Comando da CCS do BCAV 8423, no
Quitexe (1974/75), à esquerda

Já tinha notado uma certa agitação no Quitexe! Falava-se muito pelo canto da boca e sussurrava-se lá para os lados da Secretaria. De concreto nada se sabia, principalmente no seio dos oficiais e sargentos. Estes, normalmente mais recatados porque a sua exposição seria mais notada, não “deambulavam” tanto pela noite como os praças. Estes é que não perdiam pitada das noites quitexanas! Se algum boato lhes soava, era certo que, mais noite menos noite, viessem a descobrir. Vem isto a propósito de nos ter constado que andariam por ali umas paixões de média patente a mexer no coraçãozito de alguém! Com o cair da noite, montaram-se alguns pontos de vigia em esquinas bem estratégicas. Para se colherem frutos desta “operação” foram precisas três noites. Finalmente, ali estava o ”lobo” de pose imponente a tentar convencer a “carochinha” com as suas histórias. Mas esta, ao princípio, mostrava-se um pouco arredia! Ele bem gesticulava de macio, mas ela, coitadinha, parecia encolher-se toda assustadinha!... O problema é que não se ouvia nada de nada e estavam duas horas passadas. Ah, finalmente ela acenou que sim a qualquer coisa que não se entendeu e despediram-se com gestos que indiciavam muitos recados e cautelas!
O lobo e a carochinha ficaram amigos e brincavam até muitas… muitas vezes!... Andavam tão felizes que era de partir o coração!!!
Não sei porquê, mas eu cá achava que o lobo andava a pisar terreno movediço e que aquela obsessão doentia iria acabar mal!
A certa altura correu o boato que o bacalhau era um alimento afrodisíaco! O lobo, acreditando, não esteve com meias medidas – toca de lhe oferecer quilos atrás de quilos! Era bacalhau a rodos!
Um dia, a carochinha macho ao chegar do trabalho e farta de tanto bacalhau, zangou-se e pediu explicações sobre a repetição constante da ementa caseira. Desconfiada, colocou em acção os seus instintos e zangou-se com a sua carochinha fêmea! Mas zangou-se mesmo muito!!!...
Respondendo aos seus instintos mais primários, perdeu a cabeça e resolveu fazer a sua justiça! “Voluntarioso” como era, vai daí, pegou na G3 e, desorientado, dirigiu-se à rua de baixo, ali bem para os lados da secretaria!... Vociferou tudo o que lhe ia na alma, descarregando todos os adjectivos mais “baixos”do vocabulário!
Queria defender a sua honra e era para isso que ali estava! Mas, afinal, onde estava o lobo?! Será que se tinha refugiado nas matas?! Nada disso!!!
Ele estava bem ali, hirto e de peito feito, mas dentro do Comando e bem longe do raio de acção!
A alta patente. sim!!! Essa desceu à rua, e de dentro de uma personalidade impressionante, saíram poucas palavras mas que terão sido incisivas.
Rodeado dum silêncio sepulcral, a carochinha macho baixou a G3 e rumou para o seu doce lar onde, quem sabe arrependida e a jurar amor eterno, a aguardava a carochinha fêmea!!!...


A. CASAL

Sem comentários: