segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1 088 - Notícias do Portugal de há 37 anos

Neto e Viegas no seu quarto da Casa dos Furriéis do Quitexe

O Neto voltou de férias e trouxe notícias frescas. Da nossa Águeda (minha e dele) e de uma mão-cheia de amigos comuns, da política local e das labaredas revolucionárias que incendiavam Lisboa e chegavam à província feitas em fagulhas e cinzas.
Não dava grande coisa pelo futuro próximo - o Neto! - e, sobre os partidos políticos, falava até com algum distanciamento, embora entusiasmado com o país que se fazia novo.
Deu conta da abertura da sede do PS em Águeda e de comícios que, mais ou  - menos por todas as freguesias, todos os partidos políticos faziam. Já se falava nas eleições (viriam a ser as Constituintes de 25 de Abril de 1975) e os activistas políticos do tempo, preparavam as suas manobras de aliciamento. E quem eram os políticos de Águeda? Não vem ao caso aqui dar conta dos seus nomes (não são para aqui chamados), mas bem nos rimos de alguns. Quem eles eram antes, quem se faziam agora!! - nesse distante Dezembro de 1974.
Já a 2 desse mês, o Diário do Governo publicou a lista de não eleitos e não eleitores, devido ao seu passado político. Dela soube, pelo jornal que me chegou no dia 8  - que era feriado e um domingo - e tema forte foi para fartas tertúlias quitexanas. Alguns amigos nossos, estavam nessa lista.
Perguntas repetidas tinham a ver com a ideologia dos  partidos que, ao tempo, nasciam como cogumelos em Portugal. Alguém se lembra, por exemplo, do Partido Trabalhista Democrático Português? E do Partido Cristão Social Democrata? E do Partido Social Democrata Independente? Foram partidos da alvorada democrática pós-25 de Abril, de quem ninguém tem notícia desde esse tempo.

Notícias melhores que estas tinha levado o Neto, em mala de viagem: uma lata de unto Tóbom, cheiinha de rojões, feitos ao lume de minha casa, pelas mãos calejadas de quem ao mundo me trouxe, a senhora minha mãe. Agora, com quase 91 anos!

3 comentários:

rodrigues -zalala disse...

esquece os partidos dessa época eram como os cogumelos ou tortulhos como se aplicam no norte ou Alentejo. disso me assegurou o nosso Camarada Aldeagas, que os estavam a comer numa petiscada depois da caça.Recorda o cheirinho dos rojões, esquece tudo o que é ou eram partidos políticos, porque o importante de quem sofreu na guerra colonial e quem ninguém reconhece tens uma medalha Querida a tua Mãe.

Anónimo disse...

Lindos..... Chico Neto e CV.
Abraço boys
ManPinto

Anónimo disse...

E e a latinha dos rojões ?
A. Rodrigues