quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

1 097 - O adeus à Fazenda Luísa Maria

Furriéis Letas e Melo, rodeando o alferes Machado. Cavaleiros de Aldeia Viçosa que passaram por Luísa  Maria (1974)


A 14 de Dezembro de 1974, foi o adeus à Fazenda Luísa Maria, por onde jornadearam Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, da 2ª. CCAV. do BCAV. 8423. Foi a última guarnição portuguesa naquela fazenda uíjana. Há 37 anos!
O PELREC por lá passou algumas vezes, em escoltas, ou passagem de operações militares. Delas, sem data, recordo uma, por ter a curiosidade de ser a que fez cenário às primeiras fotografias a cores que vi e de que sou figura. Estas coisas, hoje tão vulgares, parecem quase uma inegenuidade, uma infantilidade ou um bacoquismo.  Mas pode-se imaginar o deslumbramento ao tempo sentido, vendo-nos retratados a cores.
A extinção do Destacamento de Luísa Maria coincidiu com a conclusão da primeira parte do do programa de retracção da forças militares portuguesas na província do Uíge. No que diz respeito à zona de acção do BCAV. 8423, recordemos, a 1ª. CCAV. ja abandonara Zalala (estava agora em Vista Alegre e Ponte do Dange) e a 3ª. CCAV. saíra de Santa Isabel, para o Quitexe. A Fazenda do Liberato também já fora abandonada.
A Fazenda Luísa Maria faz-nos recordar o seu último gestor, Eduardo Bento da Silva (foto em cima), que por lá recebeu (e bem) muitos Cavaleiros do Norte. Faleceu a 11 de Setembro e faria 81 anos a 10 de Outubro de 2011. Ao tempo, pois, passava pelos seus pujantes 44 anos. Tinha um mini-mercado em Taveiro e morava em Condeixa-a-Nova.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com saudade, mas sem saudosismo, foram tempos inesquecíveis no bom sentido para uns, nem tanto assim para outros!
Também a 3ª CCAV8423 jornadeou pelo destacamento da Fazenda Luísa Maria, eu e o meu grupo permanecemos lá um mês
e penso até, que fomos dos ultimos. Tive o previlégio de privar de perto durante esse mês, com a hospitalidade do Sr. Eduardo, esposa e filha (LaiLai - penso que era assim que a tratavam).
Para a familia do Sr. Eduardo, as minhas sentidas condolências.
CARLOS SILVA

Eduardo disse...

Faz hoje um ano sobre a morte do meu Avô. A todos os Cavaleiros um muito obrigado pela recordação que aqui publicaram do meu avô. Respondendo ao ultimo comentário do Carlos Silva, sim a minha tia mais nova de seu nome Adelaide, sempre foi tratada por todos por Lai-Lai. Eu sou filho do único rapaz que os meus avos tiveram, e o filho do meio e também se chamava Eduardo, tal como o pai e como eu.

Obrigado
Eduardo Silva

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Caro Eduardo:
Mande-nos fotos que puder
da Fazenda Luísa Maria.
Obrigado.
CV

Eduardo disse...

Assim farei, o problema é que tenho tudo em slides e ainda nao os consegui passar para formato digital.

Eduardo

Anónimo disse...

OLá Eduardito e "Cavaleiros do Norte". Sou Carlos Craveiro, filho de um empregado desta Roça Luísa Maria, Sr. José Dias Craveiro, agora com 84 anos. Nasci em Luanda, mas foi nesta fazenda que eu cresci até 1966, altura em que vil para a Metrópole para a escola primária.O meu pai, infelizmente, teve de abandonar a roça em 1975, apressadamente, eixando para tras o que com tanto sacrifício fez nascer.

Eu tenho algumas fotos da Roça, e posso cedê-las, desde que me forneçam um mail para as enviar. O meu mail é o seguinte:
clcraveiro@hotmail.com

O Sr. Eduardo Silva tinha imensas fotos, mas a maioria estão em slides, pois ele privilegiava os momentos de convívio onde projectava e comentava as antigas fotos! POrtanto, Eduardo neto, mete mãos na massa e avança, para que possamos partilhar um pouco da história do avô e de outros tantos corajosos que, sozinhos, nos anos 50 se embrenharam pelas matas angolanas, obrigando terrenos agrestes a produzir café e tantas outros produtos!
Carlos Laranjeira Craveiro