quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1 112 - Assim se fez Natal nos 8423 de Aldeia Viçosa, há 37 anos!


O Natal de 1974 teve mesa de luxo em Aldeia Viçosa, por onde jornadeav a 2ª. CCAV. do BCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Cruz. Abacalhoou-se a mesa e não faltou bolaria de época. E nem, vejam só, nem vinto tinto faltou. Unguento raro, muito raro..., em qualquer guarnição africana, em zona de combate. Um luxo!
A ementa, pois, não teve falta do tradicional bacalhau cozido, com batatas e couves, que para isso se aprimorou o Mourato, que por lá vagomestrou. Ele está ali na foto, escondido atrás do Letras - o do bigodinho aqui da frente. Entre o Matos (à esquerda, também ele de bigode) e o 1º. sargento Norte, outro bigodaças, mas este também com óculos.
«A coisa foi bem regada com vinho tinto, tu sabes lá?...», lembra-se agora o Letras, fazendo memória do que ele - e todos os Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa - viveram e sentiram na noite mágica do Natal de 1974, nas quentes terras africanas do Uíje angolano.
O capitão miliciano Cruz, o mais velho de todos, na altura já com 27 anos e líder dos valentes aldeão-viçosos do 8423, achou-se pai de todos aqueles meninos, falou com eles, abriu-lhes a alma e tocou-lhes ao coração. Estavam ali, todos..., a milhares de quilómetros das suas casas, das suas famílias, mulheres e namoradas (quem as tinha), mas estavam numa outra família, que ali era o Portugal europeu vestido de camuflado e a cumprir uma missão.
«A palestra foi breve, mas  pôs todos a chorar, por estarmos longe do nossos familiares», agora se recorda o Letras.
Assim se fez natal em Aldeia Viçosa, na noite de 24 de Dezembro de 1974!! Eh pá, ó Letras, já lá vão 37 anos!!!

3 comentários:

joao disse...

Se possível gostava de saber o nome completo do Letras e o contacto. Pelo simples facto eu ser também ( Letra ). e ter estado no Quitexe de Fev. de 70 a Jan de 72. no pelotão de morteiros 2198.

rodrigues -zalala disse...

Letras, contacta com o Brejo ele não para de falar em ti -1 Abraço.

Carlos Letras disse...

João, o meu nº de telefone é o 919 350 967. Cumprimentos.