sábado, 3 de dezembro de 2011

1 086 - Os movimentos chegaram do mato...

Militares dos movimentos em Vista Alegre. O furriel Dias em primeiro plano 

Os primeiros dias de Dezembro de 1974 foram tempo de os movimentos emacipalistas abrirem delegações em Carmona. E de, seguidamente, criarem secretarias no Quitexe e em Vista Alegre. Eram tempos novos para todos, tempos de inimigos de ontem se darem hoje de mãos, para construir um futuro novo, uma nova nação.
Havia, porém, desconfianças.
Não tanto da parte dos movimentos - FNLA e MPLA, nomeadamente, mas também a UNITA, pelo norte menos representada -, dos movimentos para com a tropa portuguesa, mas principalmente entre eles. 
«Adivinha-se um reserva latente, entre os dois movimentos, já que na área predomina a FNLA», sublinha o Livro da Unidade. Porém, por todo o mês de Dezembro de 1974, não se registaram  incidentes especiais. No Quitexe, pelo menos, não tenho memória de ter acontecido nada de especial.
«Não se tem verificado actos que possam preocupar», sublinha  Livro da Unidade.
Quem não aceitou de boa maneira e grado a presença dos movimentos nas áreas urbanas foi a população civil europeia. O Livro da Unidade, curiosamente, refere que «continuava pensando com reservas sobre o seu futuro, mas aceitando de bom grado, pelo menos aparentemente, a presença efectiva dos movimentos». Não seria bem assim.

2 comentários:

rodrigues -zalala disse...

Grande Abraço Camarada Dias, tu impões respeito naquela malta toda.

Anónimo disse...

Lembro bem e a confusão que isso resultou
A. Rodrigues