terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1 110 - A formação do Batalhão de Cavalaria 8423


A formação do Batalhão de Cavalaria 8423 começou operacionalmente a 7 de Janeiro de 1974, mas por estes dias de Dezembro de 1973 já eu, o Neto e o Monteiro estávamos em Santa Margarida, no Regimento de Cavalaria 4 (RC4). Lá nos apresentamos em véspera de Natal e lá quiseram que fizéssemos serviço - ao que nos opusemos veementemente, com tomada de posição drástica. Ir embora.
«Ficar aqui na noite de Natal? Isso é que não... O pior castigo já o temos, que é ir para Angola», argumentou o Neto, pondo-se ao volante do SIMCA 1100, a caminho de Águeda. E eu e o Monteiro à boleia.
Íamos de Lamego, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), onde concluíramos os nossos cursos (de Rangers) e por onde ficámos em novo ciclo de instrução, como monitores.
O BCAV. 8423, funcionalmente, começou a existir em finais de Outubro, para Novembro, com a mobilização da maioria dos quadros. Sem que tal soubessem. E nem se realizou a Escola Prática de Quadros (EPQ) - que seria a nossa, no âmbito do 4º. Turno de 1973 de Instrução Especial (IE)
«Por condicionalismo diversos», lê-se no Livro da Unidade. Foi essa a razão que adiou «o encontro da maioria do pessoal do futuro batalhão» - os oficiais, os sargentos e os praças -, o que viria a acontecer no Destacamento do RC4, em Santa Margarida, mas só a 7 de Janeiro de 1974.
Num destes dias de Dezembro (acredito que a 27 e, a ser assim, hoje se completarão 38 anos) mandaram-nos de férias, por uns dias. Até ao tal 7 de Janeiro de 1974, uma 2ª.-feira.

2 comentários:

rodrigues -zalala disse...

O mesmo me aconteceu, vésperas de natal e eu a assentar arrais em Santa Margarida no RC-4 e logo colocado de serviço para a noite de consoada, dia 24 de Dezembro, fui reclamar e na secretaria alguém me disse,que as notas do curso, mais baixas, eram os que ficavam de serviço.Questionei e qual a nota mais baixa? 12,7 pois mas eu tenho nota de 14 (Mentira), como os dados ainda não tinham chegado ao RC-4 lá me livrei de passar a consoada na tropa e foi com a família, nem Simca 1100, o certo é que escapei. no ano seguinte, aguenta não dava hipótese tive mesmo de gramar em Angola,como os restantes Camaradas do 8423. Publica o nosso Natal em Vista Alegre. 1 Abraço Viegas

Anónimo disse...

RC4 lá nos quintos era só calor !!!!
ManPinto