quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1 105 - O Couto que gaguejava e amava A-a-a-mé-mé-mélia!!!



__________________
A. CASAL DA FONSECA
Texto


A foto faz-me sentir saudades das longas conversas na pequena esplanada quitexana do Topete! Conversas sobre tudo e sobre nada, temas muitas vezes sem sentido, mas que nos ajudavam a passar o tempo. 
O retrato desta memória, neste caso concreto, foi tirado a 19 de Dezembro de 1972 e até sei do que se falava à mesa! Não, não era das filhós, mas dos amores do Couto (o primeiro da esquerda), que era operador-cripto e foi parar à CCS, em rendição individual - penso não estar enganado!
O Couto foi sempre um companheiro d’armas, cinco estrelas! Trabalhador, educado, muito modesto e com um sentido de humor refinado. Mas havia uma coisa nele que o incomodava: corava intensamente com uma conversa mais brejeira e principalmente quando se falava na sua Amélia! Aí é que o homem ficava atrapalhado e até, imagine-se, ficava gago! Ele mesmo, bem- humorado dizia: pronto, já… já… já estou à Benfica e … e… a voz já… já se me foi! Deixem a A… mé… mémélia em paz!
Por onde andará o amigo Couto, de quem se perdeu o rasto há 38 anos?
O segundo é o Amorim, escriturário, que faz das tripas coração para não perder um convívio anual, escriturava mesmo ao lado do capitão Coelho, e com ele tinha uma infinita paciência! Que remédio tinha ele!
O terceiro é o Carvalho, também escriturário, que tem andado desaparecido, tal como o Silva, o quarto. Devem estar à espera dos oitenta para irem aos convívios comer mexudas com sardinha assada, regadas com azeite barrufado! Não se ponham a pau, não!!!...
Todos eles bons companheiros, bons amigos e também bons conversadores. Parece que ainda lhes estou a ouvir a voz e os sotaques! E até as gargalhadas! Que saudades, malta!
Claro que o primeiro da direita sou eu, cinco estrelas e de luxo, do melhor, cheio de virtudes e sem defeitos! É o que se me oferece dizer e era o que diria qualquer um (amigo do peito, claro!...) que de mim aqui viesse falar! Ou escrever!
Como ninguém o escreve, escrevo eu!
Hoje estive a ver umas fotos que o jornalista Luis Fernando postou, e fiquei assim… nostálgico! A pensar no Quitexe e nos amigos de então, que continuam amigos, ainda hoje! É reconfortante!

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Casal, nunca tinha ouvido falar de mexudas nem de azeite barrufado. Em casa já me explicaram o que é isso de mexudas mas azeite barrufado ninguém me sabe sizer o que é.
Vê lá se encontras o Couto que era uma jóia de pessoa. Já á muito tempo que não via o blog mas como já estou no descanso já tenho mais tempo disponivel. Boas festas e um abrço.
Teixeira

Anónimo disse...

Casal amigo do peito,isto e verdade,eu tive 4 amigos do peito no Quitexe e Ambrizete,Tu,Carvalho,Alvarito e o Machado,a muitos anos que nao os vejo.Este ano nao pode ir ao convivio a Mangualde,ja tinha marcado a viagem a Fatima nesse dia,eu disse ao Rodrigues.Casal um grande abraço para todos os camaradas. Filipe Branco