quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

1 090 - A mobilização, a 7 de Dezembro de 1973

Neto, Viegas e Monteiro, três furriéis da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe.
Em baixo, a ordem de serviço com a mobilização



A 7 de Dezembro de 1973, hoje se completam 38 anos, a Ordem de Serviço nº. 286 do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, dava conta do que há muito se esperava: a nossa mobilização.
Bingo, para mim, Neto e Monteiro: mobilização para Angola. O melhor que se poderia desejar, sendo certo que era certa a nossa ida para a guerra do ultramar. Eramos de tropa especial, não fugíriamos.
A mobilização propriamente dita já fôra publicada na Nota 47000 - Pº. 33.007, de 17 de Novembro de 1973, da RSP/DSP/ME, e dela havia «fugas» de informação. Mas, preto no banco, como os nossos olhos a ler, foi a 7 de Dezemnro de 1973, na ordem de serviço do aquartelamento do CIOE no centro da cidade. Aqui deixo reposta a cópia da dita OS, na parte que nos diz respeito.
Um ano depois, no Quitexe, faziam-se vésperas para a chegada definitiva da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel - nomeadamente procurando-se forma de alojar mais de 150 homens, era este, mais ou menos, o número de militares da guarnição que chegava. O que não era, convenhamos, tarefa nada fácil.
Fácil viria a ser a sua integração. Parte dos quadros já tinha passado pelo Quitexe: os alferes Pedrosa, Simões e Carlos Silva. E o Rodrigues era nosso bem conhecido da Lamego - também ele de Operações Especiais. Mais os furriéis Flora, Fernandes, Carvalho, Ricardo, Graciano, Lopes, Capitão, Querido, o Reino (outro OE), o Guedes, o Ribeiro, todos operacionais.
Deles, aqui guardo, hoje, memória de dois que já partiram: o Capitão e o Guedes.
A vida tem destas coisas!
- CAPITÃO. Luís Ribeiro Capitão, furriel miliciano atirador de cavalaria. De Ourém e falecido a 5 de Janeiro de 2010.
- GUEDES. Vitor Mateus Ribeiro Guedes, furriel miliciano atirador de cavalaria. De Lisboa e falecido a 16 de Abril de 1998.
- ORDEM DE SERVIÇO. Clicar na imagem,. para a ampliar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Toca a marchar.....Destino.....Angola!Abraços para todo o 8423.
ManPinto

Anónimo disse...

TODOS OS COMENTARIOS SOBRE QUITEXE OU AMBRIZETE PODEM MANDAR ESTOU DESPOSTO A LEU COA ATENÇOA
Jesus Vieira

Anónimo disse...

Oi Camarada, também passa-te pelo Quitexe e Ambrizete? Contacta.
Américo Rodrigues