segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1 072 - 22 anos!


Há 37, eu fiz 22 anos!!! E foi um «festão» (digo eu...), roubado à minha missão de sargento de dia, com jantar no Rocha, que meteu camarão (um luxo!!!), boas cervejas e muito cuidado nos excessos, pois estava de serviço e eu sabia que alguns «alguéns» espreitavam uma escorregadela minha, para me «premiarem».
Eu nunca tinha festejado anos, não era granda hábito da casa familiar, para além de no dia, se melhorar a refeição da noite, porventura com uns rojões, ou uma galinha no forno! Era frugal a vida desses tempos! E prendas? Ai, quais prendas!!!
Angola e o Quitexe deram-me a graça de sentir o «fazer anos»! E dá-me agora a nostalgia desse dia - em que me fiz «mecenas» da furrielada, pagando porto´s e brandys macieira (ou vital, ou aliança velha), ou uns bons tragos de wiskye, bebidas que por lá eram relativamente vulgares, a preços que se colhiam bem dos nossos bolsos. 
Hoje, 37 anos depois, surpreendeu-me o número de pessoas que me telefonaram, emailaram e facebookaram, fazendo-me lembrar - caso eu não soubesse, valha-me Deus!!!... - que estou imediatamente pré-sexagenário! Toma lá 59, CV!!! Toma e embrulha!!
Uma mensagem me emocionou, desculpem todos os outros correspondentes: a de um dos muitos angolanos (milhares!) do Uíge que, nos trágicos primeiros dias de Junho de 1975, a tropa recolheu na parada do BC12!!!
Dispenso-me da riqueza de pormenores com que este angolano veio narrar-me o que pensa, agora, daqueles que aos 22 para 23 anos, participaram no processo de independência de Angola! E lhes deram guarida, pão e vida! É emocionante!
Foi bom fazer 22 anos, envolvido num processo da grandeza histórica que foi o do nascimento de um novo país e dele, e nele, ter colo de amigos que nos mandam recados em dias como este.
Abraço para todos!
E para todos os Cavaleiros do Norte - e respectivas amazonas - que, neste 21 de Novembro de 2011, me encheram de mimos!
Ver AQUI
E AQUI

9 comentários:

Anónimo disse...

Feliz aniversário Celestino Viegas. Parabéns,recordas os teus 22 anos,agora aguenta-te com os mesmos 59 como os meus, vai dando para recordar. Um grande Abraço Camarada.

Anónimo disse...

Amigo Viegas, ainda vou a tempo de, no dia de hoje, 21NOV, te felicitar pelos 59.
 
PARABÉNS COMPANHEIRO!
 
 
 
                                                         GUEDES

Anónimo disse...

Grande abraço, grande Viegas.
Dias

José Marques Ferreira disse...

Eu não sabia que ontem eram vinte e dois anos!!!
Agora, como faço quase todos os dias, cá vai, com, talvez, quase 24horas atrazadas,e votos de muitos e muitos, por aí adiante...

Um ab.

Anónimo disse...

É zé viegas, sou o Grilo, vê lá se te lembras, fomos camaradas em Lamego, tu eras o pinheiro e fomos os primeiros classificados das 24 horas, eramos uma máquina por aquelas serras fora, fizeste o slide para o rio com o equipamento do zacarias em cima do teu, que ele estava aleijado. levavas dois ás costas.
sabes alguma coisa do zacarias, ele ficou com nós depois da especialidade e nunca mais sobe dele depois de sermos mobilizados, eu costumo ver o blog e é formidável.
um grande abraço para ti.
jj grilo

Anónimo disse...

Ainda querias fazer os tais anitos com os 22 de atraso!!!Abraço.
ManPinto

Anónimo disse...

parabens e continua a festejalos mas nao os 22 um forte abraço
jose rebelo

Anónimo disse...

Parabéns!,.....é bom acrescentar anos à vida, mas ainda melhor, é dar vida aos anos..........e quando a vida não te sorrir... faz-lhe cócegas!
Um grande abraço.
Carlos Silva

Anónimo disse...

Continua Camarada,
tens pedalada dos teus 22 anos.
Parabéns
Américo Rodrigues