sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Quitexe de hoje e a Luanda de 1975


Administração Civil do Quitexe e o antigo restaurante Pacheco (em baixo), o Quitexe de Agosto de 2011



O Quitexe de hoje não será muito diferente do do nosso tempo. Mantém-se a maioria dos edifícios que por lá conhecemos, em estados de conservação diferentes. 
A foto de baixo mostra-nos o que nos parece ser o antigo restaurante Pacheco (onde tantas vezes saboreámos boa cerveja, fresquinha e com pires de camarões a acompanhar). Ficava mesmo em frente à secrearia da CCS. A de cima, é o edifício da administração civil (assim se chamava no nosso tempo), no jardim público.
Agosto de 1975, por estes dias, já eram de preparação do adeus a Luanda e a Angola, preparando-se a viagem no «Niassa». Acabaríamos por viajar de avião, mas ainda chegámos a ver e visitar o navio no porto de Luanda - onde o capitão Oliveira nos mandou para marcarmos a acomodação dos praças. A 25, foi criada uma Junta Militar para assegurar a governação em Angola. A 30, o almirante Leonel Cardoso tomou posse do cargo de alto-comissário de Angola.
Por estes dias de 1975, no Grafanil, recebi correio de Portugal de minha mãe, pedindo notícias de um casal conterrâneo. Ver AQUI. Assim corriam os nossos dias da capital, fazendo tempo para o regresso, por entre incidentes que enxameavam a cidade e o futuro país. 

Sem comentários: