quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O 1º. sargento Fernando Norte, de Aldeia Viçosa


O 1º. sargento Norte secretariou a 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa, «inteiramente dedicado ao seu serviço (...), de irrepreensível aprumo, disciplinado e sabendo exigir, sem que isso constituísse entrava a sempre estar pronto a compreender os seus subordinados», como de lê no louvor publicado na ordem de serviço 174.
Achou-me por Águeda, no anos 80, quando passou pela Escola Central de Sargentos (ou talvez já o Instituto Superior Militar), onde frequentou o curso de acesso a oficial.
Em 1994, esteve no 1º. Encontro do Batalhão (foto), em Águeda.
A sua última jornada angolana, como «precioso auxiliar do seu comandnate de companhia», justificou um louvor, que destaca uma dedicação que «não olhou a esforços», nela colocando «elevado sentido de responsabilidade», facto que «rapidamente o creditou como sério e leal colaborador».
O louvor do Comando Territorial de Carmona, por proposta do comandante Almeida e Brito, sublinha ainda «a firmeza e interesse pela função militar, educação, correcção e prontidão» para «cumprir qualquer missão que lhe fosse exigida».

Sem comentários: