segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fumar e desenfiar, em horas nocturnas e de serviço...

Aeroporto de Carmona (foto de Jorge Oliveira)


Rodolfo Tomás
Texto

O aeroporto de Carmona foi local de uma experiência pessoal que eu diria quase única. Só conto agora, porque só a esta distância no tempo (36 anos), tenho finalmente a noção do perigo e da temeridade cometida.
Fui destacado, com outros colegas, para fazer segurança noturna ao aeroporto de Carmona. Nesse tempo fumava(!), e não é que eu andei a passear pela pista e a fumar descontradidamente, com os projectores apontados à pista? Fui, sem dúvida, um alvo fácil mas felizmente sem consequências.
Isto faz-me meditar sobre quantos de nós não cometeu erros de "palmatória", ao longo do serviço militar - ou nas nossas vidas. Apesar de tudo tivemos muita sorte, com erros flagrantes e imperdoáveis.
Angola, faz-me recordar caçadas nocturnas, que tanto nos enstusiasmavam. E passeios de mota até Carmona, de noite e desenfiados, sem ninguem saber!...
Felizmente, ainda está muita gente por cá para contar em primeira mão como fizeram tais aventuras.
Saudades... Éramos mais novos. Mas estas coisas não esquecem, vivem na nossa memória.
RODOLFO TOMAZ

Sem comentários: