terça-feira, 30 de agosto de 2011

O último comissário português de Angola



O almirante Leonel Cardoso no discurso da Independência de Angola


O almirante Leonel Cardoso foi nomeado líder da Junta Militar que assegurou a governação de Angola, a 25 de Agosto de 1975, em substituição do general Silva Cardoso. Chegou a Angola a 30 - faz hoje 36 anos. Assumiu o cargo de Alto Comissário, neste dia e viria a ser ele a fazer o discurso da independência, da parte portuguesa (foto).
Scorro-me do Centro de Documentação 25 de Abril, para lembrar que, por esse tempo de Agosto, «recrudescia a guerra civil em Angola» e que «a FNLA e a UNITA se uniram em diversas zonas do território». Por outro lado, «intensificou-se o retorno de nacionais vindos de Angola» - o dos portugueses que voltava à Europa. Há quem diga que foram 500 000 e, ainda segundo o CD25A, eram «cerca de 700 os retornados» que chegavam diariamente a Portugal, «através da ponte aérea estabelecida com Nova Lisboa». Vários países europeus e os EUA auxiliaram Portugal na organização desta ponte aérea e eu mesmo pude testemunhar, no aeroporto de Luanda, a situação dramática de milhares de populares que por lá faziam espera de «boleia» para Lisboa. Por lá andei, de resto e por mais de uma vez, a procurar familiares e conterrâneos de quem se ignorava o paradeiro.
A guarnição dos Cavaleiros do Norte riscava dias no calendário do regresso.Já decidido que a CCS viajaria a 8 de Setembro, voaram os companheiros de Zalala, Aldeia Viçosa e Santa Isabel nos dias seguintes. E todos nós tínhamos a noção do dever cumprido. Isto muito embora, como se lê no Livro da Unidade,tal objectivo nem sempre tenha sido «fácil de cumprir».

Sem comentários: