quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A alma gémea e os 3 ranger´s de Viana...

Correios de Viana (Angola), em foto de 2005



A estação dos Correios de Viana, muito perto da casa onde morámos (eu, o Neto e o Monteiro) no mês de Agosto e até 7 de Setembro de 1975, foi espaço de larga frequência do trio, atraído por beleza angolana que por ali parava. Telefonar para Portugal foi a razão de uma primeira visita. Depois, eram os selos, depois mandar as cartas, depois... era querer mesmo ir lá! Era meter paleio!
A idade e os sonhos dela (da idade), tudo faziam «adivinhar»! E, depois, era o cheiro de Angola, a sensualidade que se respirava, a atracção que se metia pelos olhos dentro. Eram lindos aqueles tempos!!! E paradoxais: por um lado, a guerra. A guerra mortal e sanguinária, que espalhava e multiplicava lutos! Por outro, o romantismo de quem sonhava noites de luar, de amor e de cio, no calor angolano!
A coisa esteve enrabichada e chegou a meter visitas e jantares na casa de família: família de gente da nobreza local, endinheirada e aburguesada! E gerou alguma ciumeira entre o trio, cada qual se querendo fazer mais cúmplice da mulher que não era de cor de ébano nem europeia, mas enchia os olhos e a alma de desejos.
Não me lembro do nome, do nome dela - que era tratada por diminutivo.. -, mas tinha olhos grandes e curvas de volúpia,  era gentil e apetitosa, de voz doce e meiga, mais velha umas pouquinhas primaveras mas com a jovialidade a saltar-lhe do corpo, as medidas a fugirem-lhe da roupa curta que nos tapava tentações!
Julgo que morará por Coimbra e tem agora mais de 60 anos! Ler-nos-á a «alma gémea» de Viana? E lembrar-se-á dos três furriéis ranger´s de Viana?

Sem comentários: