terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saudades de Angola!...

Largo da Mutamba (Luanda, 1974/75), outro espaço de culto da tropa portuguesa


RODOLFO TOMÁS
Texto

Como é bom falar destes nomes todos: Portugália, Mutamba!!! Ai, ai, ai..., não há lenço que chegue. Lembro-me, a propósito, de mais uma aventura da CCS em terras africanas.
Estávamos no Grafanil quando, num belo fim de tarde, apareceu na caserna da rapaziada da CCS do BCAV. 8423 um condutor (?) e disse alto e em bom som:«Malta, quem quiser ir a Viana jantar venha comigo».
Muitos de nós ficamos a pensar: onde será que ele nos leva? Foram apenas alguns, muitos outros ficaram pensativos e com receio, eu fui um deles. No outro dia, tambem alinhei. O transporte era feito por um "belo" autocarro, ao qual já não estávamos habituados, por causa dos bancos e suspensão, mas sem luzes.
Tudo ao molho e fé em Deus.
À entrada de Viana havia umas bombas de gasolina que também tinham um restaurante. Não íamos mais longe, era mesmo ali que matávamos a fome, pois o rancho era quase impossível. Era comida liofilizada, diziam eles. Ou seja, era preciso pôr de molho todos os condimentos para crescerem no tacho.
Ainda se lembram?
RODOLFO TOMÁS

1 comentário:

Anónimo disse...

E eu que o diga.....mas não encontro, ou talvez, neste momento não consiga encontrar as palavras mágicas para libertar o que me vai na alma!.... Porque, após ter passado à disponibilidade, regressei a Angola(Luanda) onde casei com a minha bem amada a 18/10/1975.
Carlos Silva