sábado, 31 de março de 2012

1 240 - os 1ºs. cabos-milicianos que passaram por oficiais...

Entrada do campo militar de Santa Margarida 
(em cima) e (ex-furriel) Viegas com a farda nº. 1 (1974) 



A chamada Licença de Normas foi gozada entre 18 e 28 de Março de 1974, mas, por razões que agora a memória deixa escapar, forma prolongadas até 22 de Abril. Alguns de nós (ao tempo 1º.s cabos milicianos e aspirantes a oficiais milicianos) fizemos serviços neste intervalo e numa dessas viagens, eu com o Neto, à civil e no SIMCA 1100 dele, fomos mandados parar num stop da GNR, entre o Tramagal e a estação de caminho de ferro.
Parou o Chico Neto. Parou e puxou da carteira, na qual se mostrava a fotografia com a farda nº. 1, de casaco cinzento e chapéu de pála, camisa branca e gravata, sem se notarem as divisas. Parecia um oficial.
O praça da GNR pareceu-nos algo atrapalhado e a transpirar e, inopinadamente, bateu o tacão das botas, fez a palada com todos os esses e erres e soltou um  «desculpe, pode seguir».
Se o Neto ficou estupefacto, mais eu fiquei. Ele não era propriamente peco a carregar no pedal e viajávamos em velocidade acima da regra. A multa era inevitável, embora não conviesse. Os GNR´s, de quem se esperava a multa, porém nem sequer chegaram a ver os documentos.
Lá fomos embora, para o RC4 - pois se faziam já horas, e apertadas... -, interrogando-nos sobre a razão de tal comportamento dos GNR´s. Só lá percebemos, quando comentámos o caso e o Garcia nos disse do que seria a graça: «Eles pensaram que vocês eram oficiais!!!...».
E como assim? Pois, era fácil: era a foto com a farda nº. 1. Igual à dos oficiais e que tínhamos de tirar para o bilhete de identidade militar!
Anos depois, já civil, eu mesmo viria a usar o truque: mostrar disfarçadamente a fotografia, na carteira dos documentos, quando as forças policiais mos pediam. Era logo saudado com palada e mandado embora.
- FOTO: A foto com farda nº. 1 era obrigatória e tirada numa das duas casas fotográficas de Santa Margarida. O mesmo casaco, a mesma camisa, a mesma gravata e o mesmo boné eram usados» por milhares de militares. Usavam-se molas a roupa para as apertar, por trás. 

1 comentário:

JP disse...

Os mlitares da GNR que vos fiscalizaram, deviam ser maçaricos, e acima de tudo tímidos pouco experientes e pouco perspicazes.