quarta-feira, 28 de março de 2012

1 237 - A última ida da Vista Alegre, Ponte do Dange e Quitexe



Ponte do Dange, vista do aquartelamento da 3ª. CCAV. 8423 (1975)

A 28 de Março de 1975, uma quinta-feira (hoje se fazem 37 anos), foi o PELREC de viagem a Vista Alegre e Ponte do Dange, por onde se guarnecia a 1ª. CCAV. (a do capitão Castro Dias), escoltando o comandante Almeida e Brito e o 2º. comandante, que finalmente tínhamos: o capitão José Diogo Themudo. Que era apresentado às tropas e às tropas se apresentava.
A véspera, fôra dia de ida ao Quitexe, onde estava a 3ª. CCAV. (a do capitão José Manuel Fernandes), pela mesma razão e por lá passámos de novo, sem sequer parar. Julgo que tenha sido esta a última vez que senti os cheiros da vila-mártir de 1961 e nossa casa de 9 meses - de 6 de Junho de 1974 a 2 de Março de 1975.
O capitão Themudo chegara dias antes a Carmona, convidado por Almeida e Brito, para assumir essas funções, de que o BCAV. 8423 estava «órfão» desde o embarque. Logo ficou comandante interno, desde 24 de Março - porque Almeida e Brito, também interinamente, passou a comandar a Zona Militar Norte (ZMN). 
Ambas as guarnições (principalmente a malta da 1ª. CCAV.) pediam notícias sobre a evolução próxima do batalhão. Quando vamos?, para Carmona, para Luanda, para Lisboa, era a questão essencial daquele tempo - sem que nós pudéssemos responder
Expectava-se muito, por esse tempo - e especulava-se... - sobre a iminente rotação para Luanda, onde o BCAV. 8423 era desejado pela RMA, já desde Fevereiro. E só a 26 deste mês, recordemos, foi decidida a nossa ida para o BC12, em Carmona. Nada se sabia, porém, por estes dias,  e só em Agosto o batalhão, inteiro, rodou para a capital. Até lá, muita coisa iria acontecer na ZMN.
Ver AQUI, a chegada do capitão 
Themudo, na primeira pessoa.

2 comentários:

Anónimo disse...

quem la esteve foi pelotao da 1 companhia.

Anónimo disse...

era a 1 companhia que la esteve, e nao a 3 cmp.