sexta-feira, 16 de março de 2012

1 205 - O 16 de Março e os Cavaleiros do Norte...



A Revolta das Caldas, ou intentona, foi a 16 de Março de 1974 - hoje se completam 38 anos. O dia correspondeu ao primeiro, depois da visita inspectiva ao BCAV. 8423. Era sábado e a 18 (2ª.-feira) entrámos no gozo das chamadas Licença das Normas.
Ao tempo, os meios de comunicação estavam longe, muito longe, da velocidade de hoje e, por mim, apenas soube de tal à noite, no telejornal. E foi uma enorme surpresa, como é de calcular.
E o que foi a Revolta das Caldas? Dispensando o pormenor, foi uma resposta de militares do RI5 (da Caldas da Raínha) à demissão dos generais Francisco da Costa Gomes e António de Spínola dos cargos de Chefe e Vice-Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Outra versão aponta o acto como reacção à sessão de obediência ao Governo por parte da esmagadora maioria dos oficiais-generais e da hierarquia das Forças Armadas, no dia 14 de Março, quatro horas antes de Costa Gomes e Spínola serem demitidos, por se recusarem a comparecer. Outras interpretações, dão a revolta como o movimento precursor do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos que derrubou o regime de Marcelo Caetano. Seria, pois, uma tentativa frustrada de golpe de Estado e cerca de duas centenas de oficiais, sargentos e praças foram detidos antes de chegarem a Lisboa, por forças leais ao governo.
A relação do movimento com o BCAV. 8423 teve a ver, apenas, com o facto de alguns oficiais milicianos terem estado detidos nas instalações que os 1ºs. cabos milicianos (futuros furriéis) ocupavam no RC4 - o que soubemos apenas depois de chegarmos da Licença das Normas, a 29 de Março de 1974. Ou até talvez depois.
- IMAGEM. Capa do Diário de Notícias 
com a notícia da Revlta das Caldas.

Sem comentários: