segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1 058 - O Letras, das Operações Especiais...

O Letras numa aldeia dos arredores de Aldeia Viçosa


O Letras é de Palmela, mas no ido ano de 1973 e pelo 2º. curso de Operações Especiais fora, em Lamego, fez-se Ranger como sendo de Setúbal. Para nós, instruendos que pelas serras e aquartelamentos de Lamego demos o corpo por instrução dura, às vezes violenta, o Letras era de Setúbal. Ponto final.
De Setubal e boa gente. Dele me lembro de ser dos poucos instruendos que, no dia do final de curso, tinha a famíla em Penude. Julgo até que a namorada. O Letras foi classificado com 13,25 de média final e ficou de divisas de cabo miliciano nos ombros - fazendo vésperas para a mobilização e a promoção a furriel miliciano.
Seguiu ele a vida dele e fiquei eu por Lamego, até à mobilização para Angola e a formação de batalhão no RC4, em Santa Margarida. Por aqui nos reencontrámos, nos primeiros dias de Janeiro de 1974.
«Olhó Letras!!...», observei-lhe eu no bar dos cabos milicianos,  quando m´apareceu pela frente, de saco na mão, a apresentar-se no que viria a ser o Batalhão de Cavalaria 8423. Já eu (e o Neto e o Monteiro) por lá éramos veteranos. Tínhamos chegado na véspera de Natal anterior.
Achamo-nos na vida, por duas mãos cheias de vezes, delas recordando uma célebre caldeirada em Setúbal, com o Brejo - que ele foi pescar para o reencontro de «heróis do Uíge», para aí há uns 15 anos.
E o Letras vem aqui hoje, porquê?
Porque a 31 de Outubro de 1974, há dias se passaram 37 anos, passou ele pelo Quitexe,a  caminho de Luanda, para vir de férias. Ele  e o Mourato, dois «cavaleiros» de Aldeia Viçosa.
- LETRAS. António Carlos Dias Letras, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), da 2ª. CCAV. 8413. Empresário do sector do imobiliário, em Palmela.
- MOURATO. Abel Maria Ribeiro Mourato, furriel miliciano vagomestre, da 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa. Técnico administrativo tributário adjunto, aposentado. Residente em Vila Viçosa. 
- BREJO. João António Piteira Brejo, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Trabalha na área da segurança, é natural de Montemor-o-Novo e reside em Vale de Milhaços (Seixal).

1 comentário:

rodrigues -zalala disse...

Já se passaram 15 Anos mas numa conversa telefónica com o Brejo, ele mencionou este contacto com o Letras. São memórias que não se apagam,1 Grande Abraço a estes 2 Camaradas