sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1 076 - De Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange


A 25 de Novembro de 1974, completou-se a rotação da 1ª. CCAV. 8423, da mítica Zalala para Vista Alegre, terra aberta e rasgada sobre a estrada do café, no itinerário que ligava Carmona a Luanda. De lá saía, em fim de comissão, a CCAç. 4145/72 - regressada ao Grafanil e à espreita do voo para Lisboa.
Não é difícil imaginar a alegria dos companheiros de Zalala, que saíam de uma fazenda imortal (e perigosa!!!) da guerra angolana e não mais tinham de fazer os infernais quilómetros (mais de 40!!!...) de picadas, até ao Quitexe - onde já se sentia o cheiro de alguma «civilização» e a vida era, quiçá, mais fácil para a guarnição.
A memória recua-me 37 anos, fugazmente, a lembrar-me da passagem das últimas viaturas - as berliets e unimogs carregados de material e militares de Zalala... -, pelo Quitexe e a caminho de Vista Alegre e Ponte do Dange, buzinando e com os últimos homens a gritarem de alegria, erguendo a G3 no ar, como se festejassem um título desportivo, ou uma qualquer outra vitória! 
Aqueles homens, aqueles rapazes da nossa idade, nossos irmãos e filhos de muita mãe e de muitos sítios, eram companheiros com o mesmo síndrome de saudade, o mesmo desejo de fim de comissão. E sentiam, e sabiam, como nós, que a rotação era mais uma etapa do nosso regresso, mais um passo para a frente de uma comissão que nos honrou e orgulha.
Eram, afinal, muitos e bons tempos! Hoje aqui recordados com nostalgia!

2 comentários:

Anónimo disse...

Estive nesta localidade.. Onde passei bons tempos e gostaria de voltar a reviver tempos idos!
MANPINTO

Anónimo disse...

Estás melhor Man, querias ir a Zalala, mas já vi que tomaste os comprimidos e Vista Alegre, é mais fácil lá se foi a picada.
1 Abraço Camarada.
Américo Rodrigues