quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1 075 - O último adeus a Zalala, há 37 anos !...

Fazenda de Zalala, a mais rude escola de guerra (1974)


A esta hora, no ido dia 24 de Novembro de 1974, os últimos Cavaleiros do Norte de Zalala fechavam as malas para a despedida final da fazenda-mártir do norte angolano. Por lá, desde 1961, se semeou morte e regou o chão uíjano de sangue. Era o chão da «mais rude escola de guerra», como por lá se escrevia, em mural que assustava o mais herói. À entrada.
Há mil histórias de lágrimas e de dores, por lá sofridas, naquele assustador sertão onde se chegava por picada poeirenta e minada de perigos. Também por lá as senti, nas vezes que missões levaram o PELREC ao chão de Zalala. Mas, poucas vezes!
Heróis, heróis de verdade, foram todos os companheiros que, desde 1961, por lá jornadearam e sentiram o cheiro da pólvora e da morte, o medo da trovoada de bombas, das minas, armadilhas e emboscadas que espalharam sangue e lutos entre muita gente! Por lá viveram o drama de sentir, no corpo e na alma, a agressão de guerra - a guerra que não perdoa erros nem desculpa fracassos.
A 24 de Novembro de 1974, os últimos bravos e garbosos Cavaleiros do Norte de Zalala aprontaram os seus lenços de adeus àquele chão onde se entrincheiram tantos companheiros, tantas vezes, tão sofridas.
Ao outro dia, 25 de Novembro de 1974, completou-se a rotação zalaliana e fixaram-se os comandados do capitão Castro Dias em Vista Alegre, com destacamento em Ponte do Dange.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho saudade quero voltar...A Zalála!!
ManPinto

rodrigues -zalala disse...

Man quem se lembra destas datas? Só podia ser o Viegas. Se me sair a lotaria do Natal vamos lá Man e de 4L