terça-feira, 22 de novembro de 2011

1 073 - O princípio do adeus a Zalala para Vista Alegre...


Vista parcial de Vista Alegre, na estrada de Carmona para Luanda.
Crachá da CCAÇ. 4145/72 (em baixo)

A 22 de Novembro de 1974, reuniu o capitão Falcão, no Comando do Sector do Uíge, em Carmona, com comandantes das outras unidades do dito CSU, naturalmente para preparar o movimento de rotação que se adibinhava antecipar a retirada da tropa portuguesa. Estávamos em Novembro e muito pó ainda haveríamos de «comer», até que tal acontecesse. 
Estou certo, todavia, que por esta altura já era conhecida saída para Carmona - o que, todavia, só viria a acontecer a 2 de Março de 1975. Embora, para nós, todas as semanas fossem vésperas.
O capitão Falcão era o oficial adjunto do BCAV, também o oficial de operações, e, na circunstância, o comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, interinamente substituindo o tenente-coronel Almeida e Brito - de férias em Portugal. Nessa qualidade, reuniu com os comandantes do Sector do Uíge nos dias 8, 13, 18, 22 e 27 de Novembro.
A 21 de Novembro, foi a Vista Alegre, reunindo com o comando da CCAÇ.4145/72, que por ali jornadeava, até à Ponte do Dange, na fronteira com os Dembos. E, por essa data, preparava o seu arranque para Luanda.
Zalala, por estes dias, fazia as malas e preparava a viagem para Vista Alegre e Ponte do Dange. Assim determinava o plano de rotação da tropa portuguesa.
Vista Alegre e Ponte do Dange não poderiam ficar sem guarnição, essencialmente para assegurar a segurança na importantíssima estrada do café - que ligava Carmona a Luanda, passando por Quitexe e Aldeia, onde se aquartelavam a CCS e a 2ª. CCAV. do BCAV. 8423.

5 comentários:

Anónimo disse...

Local simpático por onde andei ....Tenho saudade!!!
ManPinto

Anónimo disse...

Zalála era só a fazenda a picada o aquartelamento mas como sossego era uma maravilha..nadar no rio e apanhar o peixe gato...Bons tempos.
Rodrigues

Anónimo disse...

Apanhar o peixe gato á granada. Nem cana tinha -mos Tiravam-se aos cestos. Ainda me lembro dessas ---pescarias--- e das tainadas dos mesmos, depois de muito bem arranjados.
Américo Rodrigues

Anónimo disse...

Bôs tempos migo....
Era só aventuras!!!!!!!!!
Até Carmona e Negage men.
ManPinto

Anónimo disse...

Mas nessa altura nós eramos mesmo malucos. Se fosse hoje com a nossa idade, já estavamos internados no Júlio de Matos.
Américo Rodrigues