domingo, 13 de novembro de 2011

1 064 - As cartas, os aerogramas...

Letras, Costa, Guedes e Gomes, a lerem correio pessoal, em Aldeia Viçosa

O correio! Fosse aerograma, ou carta! Quantos suspiros se tiveram pela hora da chegada, com notícias da terra, da família, da namorada, da mulher, dos amigos!!!
Quantas frustações não se sentiram quando, nessa hora, não era reclamado o nosso nome! E logo nesse dia, sabe-se lá porquê... - quando uma carta, um aerograma, meia dúzia de linhas, uma notícia do mais banal que fosse, retemperaria forças e ânimos aos bravos soldados que, a milhares de quilómetros, tinham saudades dos seus, dos seus cheiros e dos seus sons da terra, dos abraços amigos e dos colos que os faziam homens.
A carta levava-nos a voz amiga, a mensagem sábia, falava-nos de notícias que a gente já sabia, mas da quais queríamos saber mais, e das quais tinha saudades.
A carta era o mistério e a atracção, benzia-nos a alma e descomplexava-nos o corpo das dores que se sentiam pela terra quente de Angola fora, entre a saudade e a escolta, a operação militar, a patrulha, ou o simples e demorado passar dos dias de um calendário cujo fim era outro mistério.
A carta era lida e relida, dobrada em quatro e arrumada na mala, para ler ao outro dia, dias depois, ou daí um bocadinho! A carta era o bálsamo tranquilizador, o anestesiante que matava todas as dores e absolvia todos os pecados.
Não escrevia a namorada há três dias, há quatro?"..., Filha da mãe, não me liga nenhuma, será que já  tem outro? Mas chegava a carta, ou o aerograma - todo cheiinho, escrito por todos os lados, até nas dobras!!!..., a dizer pouco, ou nada, ou tudo - e renascia a ventura, morriam as dúvidas e as angústias. Desaparecia o peso da saudade e da nostalgia, traziam verdades.
Era a carta! Ou o aerograma!!


4 comentários:

Anónimo disse...

Era uma alegria aquela folha amarela!!!
ManPinto

Anónimo disse...

Bom tempo este já não volta.
F. Neto

Anónimo disse...

A memória ajuda a recordar e assim se vive o passado com saudade de certa forma amigo.Abraço.
ManPinto

rodrigues -zalala disse...

e as grandes cavalgadas de Zalala. nos aerogramas, em que o pessoal descobria uma morada de namorada, vai mais uma . o texto era sempre o mesmo. pum catapum anda cavalo. e depois repetido, pum catapum pelo aerograma todo a resposta era sempre azeda, mas ninguém se assumia pelo envio do mesmo.