sexta-feira, 11 de novembro de 2011

1 062 - Equipa de futebol da CCS do BCAC. 3879

Equipa de futebol da CCS do BCAÇ. 3879.
Quem é capaz de identificar a malta toda?


ANTÓNIO CASAL DA FONSECA
Texto

Olhem só se a CCS do 3879 não havia, também, de ter o seu jogo de futebol! Teve, e muitos, apesar de eu só assistir a um. Assistir e jogar! Jogar, é como quem diz…, dar uns pontapés na bola e alguns nas canelas dos adversários! Principalmente nas do 1º. Valente, que só tinha mais três anos que nós (era velho!...) e ainda se aguentava muito bem com a pancada! Foi a oportunidade dourada de arrear num sargento e pagou um 5 estrelas! Ninguém o mandou passar-se, na 2ª parte, para o «inimigo»! É logo o primeiro dos agachados, sempre muito penteadinho, como hoje! Ó “meu” 1º., estava a brincar…, sei que anda “por aqui”!

O árbitro, completamente desastrado e que me deu a impressão de nunca ter visto uma bola, foi o furriel Rafael, o incansável do parque-auto. E muito se riu ele (e nós!...) com a sua falta de jeito e desconhecimento de todas as regras! Então o homem queria marcar uma grande penalidade quase no meio campo?! E não sabia que existiam fora de jogo?! Escusado será dizer que jogo, jogo não houve! Mas houve, à fartazana, joelhos, costas e cotovelos esfacelados, o que deu muito trabalho à equipa de enfermagem! Principalmente ao enfermeiro Pilório, que dava assistência de cerveja na mão e cigarro na boca - «Tá tudo bom, pá!!!… Deixem-se lá de mariquices!...", gracejava ele ao entornar álcool puro para a ferida do Teixeira! 
«F…., se te apanho mato-te, c…»!, gritava este de ardor!
Como não havia equipamentos, o adversário jogou de camisola interior, e nós em tronco nu! Ora, num campo pelado e rijo, dá para perceber em que resultaram as quedas!
Esquecia-me de acrescentar que o nosso guarda-redes, que jogou de camuflado, era um grande frangueiro! Passavam todas, ó Pardalhoco!..., quem é que te disse que eras guarda-redes?! - provoco-o eu, agora, bem longe da vista (que ele não é certo) mas na esperança de que me leia por aqui!
De tal maneira foi assobiado que esteve quase a abandonar o campo, com uma grande birra! Valeu o “nosso” 1º, que lhe apontou o Comandante!
Mas que foi um dia bonito, foi! Recordo-me que a festa foi animada, com um bom almoço, bem regado e estendido por toda a tarde.
Francamente, não me lembro do resultado! E ainda bem, porque levámos uma goleada de se lhe tirar o chapéu e falar aqui de números até me ficaria mal! Não fora o nosso mau ataque, a má defesa, o péssimo guarda redes e o árbitro tendencioso, podíamos muito bem ter ganho o jogo! Digo eu!!!
Jogo à parte, e tanto quanto sei, 48 anos depois todo o grupo está em grande forma física! Quer dizer…não exactamente… mas quase!...
Agora estou aqui a fazer contas e… tá tudo sexagenário!!! Tudo não, que o Mário ainda vai nos 58! Não fora a grande ideia de ir como voluntário, não teria a felicidade de conhecer o Quitexe! Ideias felizes!
Espera lá…sexagenários?!…sexagenários?!…, os jovens aqui em cima já são sexagenários?!..., como é que pode ser?! C’um caraças, foi um instante…, está tudo muito rápido! Tá bem, tá!...
Tão rápido como os golos do jogo de futebol! Retenho na memória que, em cinco minutos, levámos com outros tantos golos! Que grande cabazada!!!
ANTÓNIO CASAL DA FONSECA




1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Casal,para ja um abraço para todos,entao vamos ver se me lembro de alguns deste nomes--Torres o Anadia,Batista,enfermeiro,Casal,Mario e o furriel do parque auto,em baixo,radio montador,Teixeira mecanico,gasolinas,o tal (gasolinas)e o furriel Antao?,nao tenho a certeza,mas tu dizes em cinco minutos tinhas 5 golos sofridos,verdade,porque esta equipe era mesmo fraquinha,no futebol claro,eram todos bons rapazes e que nos queria-mos era o Topeto,ai aquele frango de churrasco e as Cucas as Nocal e as Eka,eu acho que a minha parte quanto as cervejas veio comigo e tambem acho que nao fui so eu.Bom homem o Topeto,que ja nao me lembra o nome do Sr,numca nos disse nao,fosse de dia ou de noite,entao a noite e que era porque nao tinha-mos o Capitao a (controlar),um vez mais um abraço ------------------Filipe Branco