segunda-feira, 3 de outubro de 2011

1 023 - O furriel Machado foi louvado!!!...

Machado, Cruz e Rocha, três Cavaleiros do Norte em Carmona (1975)

O Machadinho fez anos a 28 de Agosto (foram 59!!!!, eh pá, põe-te a pau!!!...) e eu trazia aqui na moleirinha a ideia de, por essa altura, aqui falar não do irreverente e inteligente e sempre interveniente militar e homem, do sempre reinvindicador e frontal furriel miliiano, ou do lutador e do companheiro sempre solidário e amigo, mas do Machado que foi louvado pelo Comando do Batalhão de Cavalaria 8423!
Nem sei se ele sabe deste louvor!! Ou se, ao menos, se lembra dele! Se calhar, não! E nem me admira que ele, o Machadinho, o Beduíno!!!..., tenha posto para trás das costas tal comenda e agora se core de timidez, ao ler o que aqui «debito», mais de 36 anos depois.
O Machado, este mesmo Machado, o Manel ido das arribas do Gerez para Angola, foi louvado porque «durante a sua comissão de serviço desempenhou com zelo e prontidão as funções da sua especialidade, nunca se poupando a esforços para que o material da Companhia se mantivesse sempre num impecável estado de conservação e limpeza».
Estão a ver? Zelo e prontidão, sempre à mão! E nada de se poupar a esforços!
Mas há mais, meu caro Manuel do Gerez, que aqui me lês. De ti diz o louvor que foste «militar correcto, disciplinado e disciplinador, colaborando em todos os serviços (...) e que grangeaste «a estima dos superiores, camaradas e inferiores». Ponto final.
Eu acrescento-lhe um ponto: ganhaaste, também, muitos amigos de toda uma vida! E agora, sim, ponto final, parágrafo. Mas com três pontos de exclamação!!!
- MACHADO. Manuel Afonso Machado, furriel miiciano mecânico de armamento.
Natural de Covelo do Gerez (Montalegre) e residente em Braga, onde é quadro superior da EDP.

3 comentários:

Tomás disse...

GOSTEI. Eu tinha razão à alguns dias atrás, quando comentei que haveria certamente muitos louvores para divulgar. Hora aqui está mais um, que o Viegas descobriu, o nosso amigo Machado mais conhecido por (beduíno) e que mesmo não sendo muito alto, fisicamente, era um grande HOMEM. Não foi à toa que recebeu um louvor, assim como outros, pelos seus feitos. Bom furriel, amigo, camarada e quando era preciso defender um soldado, ali estava ele (com unhas e dentes) do lado dos mais pequenos. Obrigado Viegas por descobrires estas homenagens da época que alimentavam a alma e levantavam o ego. Não esqueças o teu louvor, estamos todos à espera. Machado grande abraço.

Tomás disse...

E mais atrás está o Cruz que naquela época deixou crescer a barba e cortou o cabelo à escovinha. Manias (!!!) Fáço um apelo à "MALTA" enviem fotos para o Viegas pois ele está a ficar um pouco gordinho e é preciso pôlo a trabalhar e assim nós matamos saudades. Atenção 2ªcompanhia, não, não é uma ordem militar mas... publiquem as vossas histórias neste blogue, vocês tiveram um encontro à uma semana e todos gostam de saber como foi que tudo aconteceu. Mais gordos, mais magros, mais carecas, não se acanhem afinal estamos todos iguais. Grande abraço a todos do Bcav8423.

Anónimo disse...

Alinhem com o Tomás,não importa mais gordos ou magros, carecas ou não o importante é publicar as as vossas histórias, num fim estamos todos iguais, com os nossos 22 anos que tinha-mos. Rodrigues - 1ª COMPANHIA