domingo, 9 de outubro de 2011

1 029 - Santa Isabel até tinha um... Deus!


Um Oliveira (Fernandes) comandava a 3ª. CCAV, 8423, a de Santa Isabel. Era (e é) José Paulo. A companhia era muito nutrida de originais nomes e até abençoada por... Deus (Manuel Ramos Deus).
Outro Oliveira, era alferes (o Pedrosa). E outro Fernandes era furriel (o António de Braga). Ainda nos jovens oficiais milicianos, não esqueçanos o Barro(s) de que somos feitos (o Simões) e o Silva, que era Carlos. Falta o Augusto... Rodrigues. 
Os furriéis tinham nomes por onde se lhes pegar. Até um que era Capitão (Luís Ribeiro). Mas havia um Belo (Agostinho), um Gordo que era Barradas (o António Luís), um Grenha (Lopes) e um Querido (José Adelino). A massa furrielística não se ficava por estas originalidades: havia ainda um Flora (que também era Pires) e um Ribeiro que era Delmiro, um Tuna que era Rabiça e até um Reina, o Armindo. Mais: o Costa era... Carvalho, o Silva de Lamego era Graciano e o Alcides, um Santos(s) da Fonseca Ricardo. E também um Guedes (o Vitor Mateus Ribeiro, já falecido).
A classe tinha um líder, o mais velho: Marchã. Era o 1º. sargento Francisco António, que também se apelidava de Gouveia. E o Lino, furriel que mecanizava as viaturas.
E a malta dos praças, os cabos e os soldados?
Vejamos: um S. Simão, um Malhado, um Carilho, um Floro, um Pimenta, um Rosado, um Mota e um Macário. E o Deus de que já falámos (Manuel Ramos). E também um Trigoso Leiria, um Albino, um Bento que também era Amado, um Santo(s) de Mota e um Bernardo de Pratas.
Simplício Luta Alcobia? Gostava de ter este nome? Era o de um 1º. cabo de Santa Isabel. Onde também havia um Quaresma da Silva (já falecido), um Manuel Barata e um Francisco Gestrudes, um Catarino, um Desidério Bolrinha, dois Feliciano(s) e um Canhoto (o José, irmão do Alípio, condutor da CCS). E um Cristiniano, um Caroço da Silva, um Eusébio e um Guia. O rol mostra outro Graciano: o Letra Castelo (soldado atirador). E um Coelho Galante, um Silva Coelho e um Ferrão (Mário).
Estas coisas precisam de Frieza(s), era o Manuel José das ditas. Santa Isabel tinha também um Elvino Corado Romão, um Rosa da Braça (Raúl), um Tobias e um Grácio, mais conhecido por Spínola - e que, infelizmente, por lá faleceu a 2 de Julho de 1975, vítima de acidente. Era da Vieira de Leiria.
Nomes originais, temos ainda o Pestana Chambelo, o Eurípedes Pavanito, o Manuel Moço, o Bernardino Alcobia e o Parente Novo, um Montês Barreiros e o Teotónio Granches.

1 comentário:

Tomás disse...

Começo a pensar que estes nomes foram tirados de alguma lista telefónica do Brasil... mas lembro de alguns nomes, é verdade. Boa Viegas, parabens.