terça-feira, 18 de outubro de 2011

1 038 - Louvor ao Matos, o decorador de números mecanográficos

Viegas e Matos, em Santa Margarida (1974)

O Matos é de Anadia e foi Cavaleiro do Norte na 2ª. CCAV. 8423, a de Vila Viçosa, ajudando o 1º. sargento Norte na secretaria, sendo embora atirador de cavalaria. Refere o louvor público que «sempre demonstrou as melhores qualidades militares, no desempenho de todas as missões que lhe foram deeterminadas».
O Matos não poderia ser outra coisa. Humilde, arguto, inteligente, disciplinado, sem nunca se lhe ouvir um ai de protesto que não fosse justo, «sempre se mostrou militar disciplinado e disciplinador». Razões sobremaneira para se «saber impôr aos subordinados, merecendo também a estima dos seus superiores, bem merecendo a distinção que ora lhe é conferida», como se lê no louvor publicado na Ordem de Serviço nº. 174.
O Matos é daqui de pertinho, de Anadia, e foi «boleia» permanente do carro do Neto, nas viagens de e para Santa Margarida. Ficámos amigos, desde então - cruzando os ares para e de Angola, por lá sentindo os cheiros da terra e os medos da guerra, depois na vida que nos amadureceu desde 1975, aos dias de hoje.
Um característica notável do Matos era fixar números. Acreditam que sabia de cor e salteado, de trás para a frente, todos os números mecanográficos dos mais de 120 companheiros da 2ª. CCAV.?! Pois a verdade é que sabia. Para terem uma ideia de um só, aqui fica o dele: 06218173. Todos os outros tinham seis algarismos.
Era obra, ó Matos!
- MATOS. Mário Augusto da Silva Matos, furriel miliciano atirador de cavalaria. Natural de Avelãs de Caminho e residente em Anadia.

Sem comentários: