sábado, 29 de outubro de 2011

1 049 - Elementos armados da FNLA apresentaram-se no Quitexe

Administração do Quitexe (foto de Agosto de 2011, edifício restaurado).
Em baixo, o administrador Galina




A 29 de Outubro de 1974, 6 elementos armados da FNLA apresentaram-se no Quitexe, ao comandante do BCAV. 8423 (tenente coronel Almeida e Brito) e às autoridades administrativas para «esclarecimento da actividades na serra do Quibunda, que julgavam ser das NT».
O Livro da Unidade, de que me socorro, cita o caso como tendo «o maior relevo» e sublinha que «facilmente se concluiu ser de elementos estranhos, que procuravam, certamente, criar um clima de desconfiança local, entre a FNLA e as NT». Não eram estranhas nem surpreendentes essas manobras, de gente interessada em criar conflito e animosidades entre as partes que até às vésperas eram inimigos em armas e, então, se faziam irmãos na construção de um país novo.
O grupo da FNLA era liderado pelo sub-comandante João Alves e, em termos de organização militar do movimento independendista presidido por Holden Roberto, pertenciam ao denominado quartel de Aldeia.
O mesmo dia, no acção do Centro Recreativo do Quitexe, foi tempo para mais uma exibição de um filme, desta feita especialmente «orientado para as populações».
- ADMINISTRADOR. O administrador civil do Quitexe,
em 1974, seria o sr. Galina (na foto, de João Garcia).
Não estou certo que fosse.
A foto do edifício é de Cecilia Miguel.

1 comentário:

Tomás disse...

Se a memória não me falha foi a partir dessa data que o Páis e o Silva, (este faz anos a 30-10) começaram a projetar filmes ao ar livre pelas companhias, e o primeiro filme chamava-se "Margarita", Margarida e foi projetado no refeitório da CCS no Quitexe em primeira mão, na parede onde jantou na noite de Natal o comandante, Carlos Almeida e Brito.