sábado, 15 de outubro de 2011

1 035 - Cessar fogo da FNLA e acções de banditismo

Estrada do café, algures entre o Quitexe e Aldeia Viçosa (foto da net)


A 15 de Outubro de 1974, a FNLA anunciou publicamente o cessar-fogo, não oficial. Mas na véspera, recordemos, tinham sido emboscados e mortos dois civis europeus.
«Havia sido obtida uma plataforma de entendimento que levava à paragem das hostilidades, entre as NT e a FNLA», lê-se no Livro da Unidade.
O facto, todavia, «não tocou directamente a vida do BCAV. 8423», não se mudando a nossa actividade operacional - que continuou a caracterizar-se por intensa actividade de patrulhamentos, nomeadamnete orientados para a criação de liberdade de trânsito nos itinerários principais.
Havia razões para isso, pois, leio no Livro da Unidade, «a FNLA começou a procurar realizar actividade de pilhagem aos utentes» desses itinerários, especialmente a partir de 18 de Outubro e no troço entre o Quitexe e Aldeia Viçosa. Uns 40 quilómetros, em piso de asfalto,a chamada Estrada do Café - que liga(va) Carmona a Luanda.
Os Cavaleiros do Norte, para «contrariar estas acções de banditismo», lançaram patrulhamentos inopinados e sempre que apareciam queixas de civis. Patrulhamentos que suscitaram alguma instabilidade emocional e operacional na guarnição: por um lado, anunciava-se o cessar-fogo; por outro, realizavam-se ataques. Pior: os FNLS´s «furta(va)m-se ao contacto e consequentenente não se evita a acção». Pior ainda: não se evitava a acção já realizada nem as que se pudessem realizar. É que, em boa verdade, os patrulhamentos das NT não podiam ser contínuos. Reagir bem a estas incertezas, era o grande desafio da guarnição quitexana.

Sem comentários: