sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1 034 - Dois civis europeus mortos numa emboscada


A 14 de Outubro de 1974, a comunidade civil e militar de Quitexe foi alarmada por um acontecimento trágico: a morte de dois civis europeus, emboscados numa picada entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria, mesmo no limite nordeste do sub-sector.
O acontecimento foi inesperado, pois o que circulava entre a guarnição era a iminência do cessar fogo, da parte da FNLA - o que, aliás, se viria a verificar no dia seguinte. A surpresa foi quase total e funcionou como alarme para os tempos seguintes: nunca fiando, sempre de missão atenta, sem condescender a facilidades que poderiam ser letais para a tropa. E para os civis.
O que se comentou na altura, como sempre se comenta e especula nestes casos, era que a emboscada à viatura civil tinha seria uma acção esporádica. «Poderá mesmo ser um ajuste de contas», relata o Livro da Unidade. Mas a verdade é que pôs a guarnição de sobreaviso para «a possibilidade de desrespeito à ordem recebida». Ou, pelo menos - diremos nós, agora... - para as iminentes ordens de cessar fogo, certamente «negociadas» entre os comandos das NT e a FNLA.

Sem comentários: