segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1 044 - O Grupo de Mesclagem de Zalala


Alguns elementos do Grupo de Mesclagem de Zalala, com militares europeus (brancos)

Nomes e apelidos foi coisa que por aqui não faltou, há dias, recordando companheiros europeus das 4 companhias do CCAV. 8423. Sobraram curiosidades até fartar, tantas e tão singulares eram (e são) os baptismos dos Cavaleiros do Norte.
Deixámos os companheiros angolanos no tinteiro e é deles que hoje vimos falar.
O Grupo de Mesclagem do RI20 completava a 1ª. CCAV., a de Zalala, e tinha um Etelvino e um Marcolino, um Gigante e um...  Helena. E um Marias! Um Adão e um Cimba, o Eliseu, o Dala, o Mussoque e o Mequiana, o Júnior, o Leite o o Cabindo.
Esta gente deverá ter agora na casa dos 60 anos, eram rapazes mais ou menos da nossa idade. Também o Macumbo, o Zangola e o Cunola. E o Tito Tandala! Dois Netos: o dito Ramos e o Augusto S.
Os mais idosos de todos eram o José Luís e o Manuel Garcia, da incorporação de 1968 e com nomes bem europeus. Reparo agora que há um «mesclado» de 1967, o Augusto M. Dala. E um de 1969, o Eliseu Neves. Outro de 1970: Eduardo Alberto.
O ano de 1971 foi ano de incorporação de 10: Neto Ramos, Tito C. Tandala, Diniz José, Roque Martins, Tiago Marques, Gaspar Manuel, João Q. Campos, Ernesto Filipe, o José Pedro e o Duarte A. João.
Havia ainda 21 de 1972: Etelvino J. Nunes, Jorge André, Amtónio J. João, José J. Ferreira, Domingos M. António, Daniel J. Helena, Albano V. Marias, Adão J. Francisco, Eduardo H. Júnior, Miranda Cimba, Paulo Mussoque, Gomes Mequiana, Eduardo P. G. Leite, Pedro M. Cabindo, Francisco J. António, Augusto S. Neto, Daniel Macumbo, Adão C. Manzola, Augusto C. Zangala, João S. Manuel Joaquim Ferrão. Todos os outros eram da incorporação de 1973, portanto nascidos em 1952.

2 comentários:

rodrigues -zalala disse...

Recordo aqui o Cabo Marias, militar complicado que tinha irmãos nas fileiras do FNLA,e por isso tinha-mos de estar sempre atentos nos nossos movimentos e na informações que pudessem passar ao inimigo.Agora o Sr Augusto,Já publicaste uma foto e comentários em 22 de Maio , na era um militar com idade mais avançada que todos nós, nós reconhecemos, mas tu onde vais buscar tais informações que se confirmam. Grande espírito de sacrifício e pesquisa Viegas como costumo dizer, não percas a pedalada. 1 Abraço Viegas

Anónimo disse...

Eram uns artistas perfeitos só façanhas estes men,s .Bons tempos e divertidos no entanto_
ManPinto