sábado, 8 de outubro de 2011

1 028 - A malta de Aldeia Viçosa, nomes e sobrenomes...

Aldeia Viçosa, a estrada do café, de Luanda para Carmona

Romeira Pinto da Cruz, o capitão miliciano José Manuel, comandou Aldeia Viçosa, com um  Machado de adjunto. O alferes João Francisco, também Pereira. Os cavaleiros alferes milicianos tinham ainda um Carvalho (que era Domingos) e um Capela (o Jorge). Não seria pela fé que se perdiam no sertão ou nas matas africanas. E por lá apareceu, em Fevereiro de 1975, o Meneses Alves.
A classe de sargentos também não se perderia, seguramente: tinha o 1º. Norte, na secretaria. E o Letras, para saber ao que se ia, nas cartas militares e outros ares. E agora, vejam: o Letras era... Dias. E havia um Ramalho (com Pimenta), um Piteira que é o Brejo e um Ribeiro... Mourato. Cruz, aí está outro Cruz, o Oliveira de Vieira do  Minho. E um Milheira, que era Courinha e Chitas (o António). E o Barrelas, sabem quem era? Era (e é) o Amorim Martins. E um Noro, o Melo; um Cerqueira da... Costa, um Silva... Gomes; e ainda por lá apareceu um Jesuíno (Pinto) e havia o Matos e o Mário Soares (que lá chegou em Novembro de 1974) e o Alcides da... Eira (já 2º. sargento e enfermeiro). Mais aristocráticos: António Artur César Monteiro Guedes e António Augusto Faria Novais Rebelo.
E o resto da malta?
O Ribas Teodósio, o Encarnação Sebastião, o Salcedas, o Balha, o Pampim da Silva, o Pinho Beato e o Margalha Grave. Grave não seria, também, que alguém se chamasse Jesus Branco, ou Jesus Lopes, ou Jesus Pisco. Ou até Freire, Versos Quaresma, Ramiro Sobreira, Estevão Neto ou Venâncio. E Silvestre? E João Ligeiro? E Herculano Custódio ou Mendes Gameiro? Ou Trigoso Leiria?
A rapaziada de Aldeia Viçosa tinha ainda um Tenreiro, um Batanete Palma, um Magro, um Mesquita Tomás e um Vergas. Um Verde. E um nome próprio de nome... Martins?  Pois, era o Pereira de Oliveira - Martins Pereira de Oliveira. Também nome próprio, era o Vidal. Vidal Chagas!!! E ainda um Patrina, um Santana Palongo e um Domingos Maciel. E não esquecendo o Frade, o Damaia, o Morgucha, o Ascensão, o Baiça Santos, o Cabalcira Tomaz e o Belarmino Botelho.
A Aldeia era mesmo Viçosa, em nomes e apelidos.

4 comentários:

rodrigues -zalala disse...

Um Piteira que é BREJO. Tenho saudades deste Camarada que julgo ser Alentejano. Uma calma espectacular com os comandos, tinha sempre resposta a todo o tipo de alguma das coisas que não fizesse ou não queria fazer e sempre se sai-a bem Mas isto sem máfia era mesmo genuíno.Partilhei alguns longos dias com ele em operações embora ele fosse de outra companhia. Mas na memória sem recordar os locais onde operamos, nunca esqueço estas duas dele. Um dia num local qualquer ele foi-se lavar num lavatório pois não havia chuveiro, nem mais nada,cú em cima do mesmo e como aquilo estava tudo pobre partiu tudo. Então num aérograma escreveu para a família a dizer que foi tomar banho e que tinha partido a bacia. (o lavatório) Resposta; meu filho tem cuidado porque podes ficar aleijado para toda a vida. Essas coisas da bacia são perigosas, podes ter de andar de muletas. A Segunda e só do Brejo era era dizer a boca cheia que quando chega-se ao Puto ia comprar um BMW, já tinha dinheiro para o B e o M o W é não sabia onde arranjar o dinheiro. Se alguém sabe deste Camarada, Agradeço informação. Rodrigues 1ª Companhia Zalala um Grande Abraço á Malta de Aldeia Viçoça

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Com que então nome aristocrático!?.
Sempre a brincalhar.
Obrigado amigo pela tua "distinção".


Guedes

Anónimo disse...

Camarada CV, manda-me informações sobre o Brejo, se tiveres. 1 Abraço
RODRIGUES.