quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1 025 - O Zeca Louro, que foi furriel de Zalala!

O Louro, a 23 de Setembro de 2011 (em cima) e num domingo de 1974, em Zalala, na foto de baixo (ao centro)



O Louro fez-se atirador na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e juntou-se ao BCAV. 8423 em Santa Margarida, já mobilizado para Angola. Viria a integrar o grupo de furriéis da mítica Zalala (a da 1ª. Companhia) e jornadeou por Vista Alegre e Songo, antes da definitiva passagem por Carmona, depois Luanda e... Lisboa!
Era gajo fixe! Dos bons!
A foto do lado mostra-o ao meio, exactamente no meio, de cavaleiros de fartas brincadeira de Zalala. O Rodrigues e o Barata, do lado esquerdo, o Nascimento e o Eusébio - com o camuflado por cima de roupa civil e... vermelha.
Voltado ao seu Alentejo, depois da jornada de África, o Louro fez-se à vida e é quadro da Universidade de Évora: assistente técnico, assim se idêntica profissionalmente o sr. Louro, agora em vésperas de reforma! Já faltou muito mais!
O Louro, sem contar, teve de se haver com a visita (inesperada) de cinco zalalas: o Pinto, o Queirós e o Rodrigues (que foram do Minho) e o Dias (estremenho de Tomar) e, depois, o alentejano Aldeagas. Mas que grande trupe!
Não é difícil imaginar o trauteio de histórias que estes cinco Cavaleiros de Zalala desfiaram na hora do almoço de Évora, E esta? E aquela? E daquela vez? E o capitão Dias? E o sargento Fialho, e o bar, e o campo de futebol, com jogos espreitados pelo inimigo? E a picada? Aquela picada de Zalala, pá!, quantos medos por lá se derrotaram, entre núvens de pó e o roncar pesado dos unimogs e das berliets?!!!!
Aqui te saudamos, Zeca Louro! Tás com muito bom aspecto, mais idade e menos cabelo! E «muito fixe!!!...», garante o Pinto!
-LOURO. José dos Santos Louro, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423 (Zalala), Assitente técnico da Universidade de Évora.
- PINTO. Manuel Moreira Pinto, idem. Natural de Penafiel e empresário do ramo automóvel, em Paredes.
- QUEIRÓS. Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queirós, idem. Aposentado, residente em Braga.
- BARATA. Jorge António Eanes Barata, idem. De Alcains, já falecido.
- RODRIGUES. Américo Joaquim da Silva Rodrigues, idem. Natural e  residente em V. N. de Famalicão, aposentado.
-ALDEAGAS: João Matias Mota Aldeagas, idem. Empresário agrícola em Estremoz.
- DIAS. João Custódio Dias, furriel miliciano de transmissões. Aposentado da Polícia Judiciária e residente em Tomar.
- EUSÉBIO. Eusébio Manuel Martins, furriel miliciano mecânico-auto. Funcionário público aposentado, natural e residente em Belmonte.
- NASCIMENTO. José António Moreira do Nascimento, furriel miliciano de alimentação.

4 comentários:

Anónimo disse...

É grande Zéca Louro, até parece outros tempos men.Abraço
ManPinto

Anónimo disse...

CV. por favor rectifica, troca o Dias pelo Camarada Eusébio, esse de camuflado por cima de roupa vermelha. Esse não é o Dias é o Eusébio e está no nosso programa,um dia lá para Novembro, a malta alentejana estremadura e minhota, encontrar o Camarada Eusébio, que foi combinada em Évora. Rodrigues

João Dias disse...

Antes de mais as minhas saudações para todos os visitantes dos "Cavaleiros do Norte", em especial, para os de Zalala.
Quero também, aqui deixar um abraço ao Viegas, "culpado" de tudo isto, e aos meus companheiros de jornada alentejana. Foi em boa hora que se lembraram da minha pessoa e, apesar de o ter feito pessoalmente, entendo não ser demais deixar aqui os meus públicos agradecimentos.
Sobre a jornada já tudo ou quase foi dito, mas já agora adivinhem quem lançou o mote conseguindo os meios para, num de repente localizar o Louro. Quem foi? Quem foi?........
O texto faz referência ao 1º Sargento Fialho, aproveito para informar que neste encontro de "Zalalas", se ficou a saber, pelo Aldeagas, que o mais velho dos sargentos da 1ª Compª já não pertence ao reino dos vivos. Era natural de Santo Aleixo, próximo de Estremoz.
Finalmente, um apelo a quem forneceu a fotografia do grupo de da furriéis, para identificar o civil de camuflado (camisa vermelha), porque não é nenhum dos Dias. Parece-me ser o Eusébio.
Um abraço para todo o pessoal.
João Dias (Ex-fur mil TRMS 1ªCCav)

Anónimo disse...

Então e o meu comentário de ontem?
João Dias.