terça-feira, 21 de abril de 2009

Os aerogramas e o amor que voava de cá para lá...

Jardim do Quitexe, na frente da Administração
(civil), Furriéis Viegas e Neto - em Janeiro de 1975.
Clicar na foto, para a ampliar

O Quitexe era uma vila muito agradável, com vários cafés e restaurantes, hospital, cinema..., muitas lojas comerciais. E fica(va) a 40 quilómetros de Carmona (Uíge), uma cidade ainda com (muitas) mais respostas para quem, aos 21 para 22 anos, tinha sonhos e desejos que aqui não se contam.
O facto de eu e o Neto sermos de um pelotão operacional, dava-nos algum descanso intervalado - que aproveitámos para lazer. O Neto, ao tempo, vivia acesa paixão com a Eunice (Ni), namorada de então e mulher de hoje, e algum do nosso tempo era passado em leituras declamadas e cheias de mímica do correio que nos chegava de Portugal.
Eu por mim, sem namorada, era talvez quem mais correio recebia! Brincava, por isso, com aquela malta toda - que se enlutava de cada tarde em que, chegado de Carmona, o SPM nã trazia endereço para algum de nós. Era o SPM que nos matava saudades, em aerogramas escritos e reescritos, por tudo o que era canto e lado - com corações desenhados, de setas atravessadas! Em cada tarde que algum de nós não recebia correio, era desgosto que se chocava na alma!
O Neto, o José Francisco Rodrigues Neto - o Xico, para mim... - assolapava-se de amores, media as palavras a paquímetro, torneava-as, burilava-as, recitava-as, ensaiando os seus recados de paixão para a Ni! Esta fotografia foi tirada expresamente para enviar a Ni! Fiquei eu com esta cópia!
A tropa não matava as paixões! Nem falecia o desejo de escrever aerogramas. Milhares, de lá para cá, levando e trazendo as boas e as más notícias. Selando os e muitos amores!!!
- AEROGRAMA: Um aerograma era uma espécie de carta que se enviava por correio aéreo, sem necessidade de sobrescrito ou selo. O custo era o de compra. E barato, para aí dois tostes (um quito do escudo). Foi criado pelo Movimento Nacional Feminino e era o meio de correspondência usualmente utilizado por e para os militares.
- SPM: Serviço Postal Militar. O meu tinha o nº. 8240.


1 comentário:

Anónimo disse...

E como é que vai o Neto, vocês eram dois gajos bons. Abraços para vocês...
Barradas