terça-feira, 28 de abril de 2009

As cucas, as nocais e os pratinhos de camarão...

1º.s Cabos Pais e Emanuel, com o furriel Viegas
ao meio, no bar do Rocha, no Quitexe, em 1974

Angola é terra de calor. Muito calor!! E sede!! E cerveja!! As Cucas, as Nocais, mais tarde as N´Golas, - esquecia-me das Ekas... - eram as dessedentadoras de serviço, nas tardes e noites fora da nossa farta sede! Uma das primeiras coisas estranhas - aqui, pelo lado mais agradável!... - da nossa chegada a Luanda foi estarmos nos bares e esplanadas, pedirmos cerveja e trazerem um pratinho de camarão. Isso não aconteceu comigo, que nos primeiros dias de Angola, em Luanda, andei em visitas de família, e não fui cliente da cerveja em estabelecimentos hoteleiros. E nem sequer gostei muito da primeira que bebi!
A verdade é que toda a gente falava nisso, ampliando o gosto e o prazer da mariscada saciando-se consoante a largueza da carteira. O Pires, o de Bragança, veio agora lembrar-se a sua primeira ida à esplanada Amazonas, na baixa de Luanda, e de pedir umas canecas de cerveja, a que o empregado retorquiu, perguntando se não queriria "canhângulos"?
Canhângulos?! Pois que «sim, senhora, sejam lá canhângulos, se forem canecas como as daquela mesa...», respondeu ele, apontando para o lado. E lá veio um pratinho de camarão. «Ficámos nós estupefactos, perguntando-nos uns aos outros se o camarão seria oferecido como em Portugal se davam os tremoços?!», recorda o Pires, dando este facto como «sinal evidente da fartura que por lá havia». Em Angola!
O Quitexe, já aqui contei, tinha bastantes bares e restaurantes - muito famoso, o Rocha, entre outros, onde os militares passavam horas na morte do seu tempo, debicando petiscos e muitas vezes «enxarcando-se» de cerveja!!
Os da foto, comigo ao meio (repare-se que estava de um princípio de bigodaça!...), são o Pais e o Emanuel - numa qualquer conversa sobre a actualidade de então, vá lá agora saber-se do quê. E lá estão as Cucas e os camarões! Um monte de cascas de camarões!!! Reparo melhor e vejo que são Nocais, uma das outras cervejas de Angola! Por aqui também se vê por que a tropa deixou tantas saudades a tanta gente!

- CANHÂNGULOS. Canecas de cerveja, sempre com mais de meio litro. Pedir um canhângulo, era sinal de força e de ser... homem! Beber dois ou três, quatro ou cinco, era para o que... imaginam!
- PAIS. António Correia Lourenço Pais, 1º. cabo rádio-montador. Era de e vive em Viseu.
- EMANUEL. Emanuel Miranda dos Santos, 1º. cabo de transmissões (cripto), da Gafanha da Nazaré, perto de Aveiro. Vive nos Estados Unidos.

Clique na foto, para ampliar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem aviados, ó malta... Tropa da boa não podia perder umas valentes cervejolas.
Perguntai ao vento que passa as cervejas que eu bebi... lembro-me que se cantava isto nas casernas.
Um grande abraço para toda a malta do BCAV 8423, vivemos grandes tempos, que principalmente foram bons para o nosos país.
Barradas