quinta-feira, 23 de abril de 2009

A capela, a missa e a missão do Quitexe


A capela de Quitexe, numa foto de 2004/5. O pequeno templo, pelo que li ao tempo (antes e depois de lá chegar), foi local de refúgio de muitos colonos e famílias. A frontaria estava cheia de nomes de vítimas dos primeiros dias das acções dos homens da União do Povo de Angola (UPA).
Ao lado direito da capela (não se vê na foto), ficava a missão, onde, com cumplicidade do pároco (não me lembro do nome) tínhamos grandes debates - sobre religião (é certo) e também sobre política e coisas e causas da juventude. Lá se juntavam os poucos jovens brancos que durante a semana estudavam em Carmona - quase todos raparigas! Em quem, de malícia, pousávamos os olhos, de ver e desejar!
Retenho a Dussol, assim chamada por ser esguia, bonita e bem "desenhada", como a garrafa deste sumo angolano, «parente» da Sumol metropolitana. E bem saborosa, diga-se de passagem. E, entre outras, as irmãs Morais, por acaso de Águeda - de Arrancada do Vouga. 35 anos depois, vale a pena lembrar como era agradável ir à missa e à missão!
- MORAIS: Tentei agora saber por onde pararão as irmãs Morais. Ninguém me soube dizer, nem familiares próximos, que procurei. Supostamente, morarão na zona de Torres Vedras.

6 comentários:

Anónimo disse...

Querias, ó Viegas?!
Voltar a ir à missa, sempre foste um gajo com piada. Lembro-me de uma vez estar no Quitexe destacado e irmos a uma dessas reuniões para tagarelar com as moças e eras um ás na conversa, ficámos lá até às tantas!
Nunca mais te vi, desde 1975.
Sabes se tem havido encontros da malta?
Barradas

Gena Guedes disse...

O Padre do Quitexe chamava-se Albino. Vive em Barcelos mas já não é Padre. Eu sou filha do Guedes do Quitexe.

http://cavaleirosdonorte.blogspot.com disse...

Barradas:
Lembro-me das conversas mas o escapa-me a cara! Eras conhecido por outro nome? De que companhia eras?
Abraço!
CV

http://cavaleirosdonorte.blogspot.com disse...

Gena Guedes:
O seu apelido é-me totalmente familiar.
Pode contactar-me pelo c.viegas@mail.telepac.pt?
Gostava de ter mais fotografias do Quitexe, do tempo da minha passagem por lá!
Abraços!
CV

http://cavaleirosdonorte.blogspot.com disse...

Gena Guedes:
O seu apelido é-me totalmente familiar.
Pode contactar-me pelo c.viegas@mail.telepac.pt?
Gostava de ter mais fotografias do Quitexe, do tempo da minha passagem por lá!
Abraços!
CV

Anónimo disse...

óViegas tudo o que era branco era muito BOM tambem só havia duas ou três.Francisco Neto.