domingo, 29 de janeiro de 2012

1 143 - Partidas & chegadas...



Alferes Hermida e esposa (assinalados). À esquerda, furriéis Mosteias (cabelo curto), Neto, Pires e Rocha ( de boina)


O mês de Janeiro de 1975 foi tempo de saída de quadros da CCS: o alferes miliciano Hermida e o furriel miliciano Farinhas. E de chegada: a do 1º. cabo rádio telegrafista Joaquim Pexim. À 1ª. CCAV. (ao tempo em Vista Alegre), chegou o soldado atirador Fernando Sousa.
Ao longo dos meses, e desde Junho de 1974, já vários novos companheiros tinham chegado ao BCAV. 8423:
- Junho: Victor Velez, furriel miliciano atirador de cavalaria, à 1ª. CCAV. (Zalala). 
- Julho: José Alberto Almeida, alferes miliciano de reabastecimentos, à CCS; 1º. cabo clarim Rodrigo Manteigas (1ª. CCAV.) e Manuel C. Júnior, soldado atirador da 2ª. CCAV. (a de Aldeia Viçosa).
- Agosto:  Jesuíno Pinto, furriel miliciano atirador de cavalaria (2ª. CCav.) soldados Júlio Plácido, caixeiro (CCS) e Miguel Garcia, atirador (3ª. CCAV., a de Santa Isabel).
- Outubro: José Carlos Évora Soares, atirador, à 1ª. CCAV.).
- Novembro: Mário J. R. Soares, furriel miliciano atirador (2ª. CCAV.) e soldado Carlos J. F. Gomes, cozinheiro (CCS).
- João M. C. Rito, furriel miliciano atirador (1ª. CCAV.). 
O tempo era de empolgamento (pelo sonho de mais cedo ir acabar a nossa jornada angolana) e de alguns constrangimentos: os resultantes de não sabermos tal data (não havia maneira de saber...) e da sempre delicada relação entre os movimentos independentistas (gerida com pinças pelas autoridades militares portugueses, com nos últimos dias se leu, sobre as escaramuças de Aldeia Viçosa).
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes miliciano de transmissões. Engenheiro, aposentado e residente na Figueira da Foz. 
- FARINHAS. Joaquim Augusto Loio Farinhas, furriel miliciano sapador. Era de Amarante e faleceu a 14 de Julho de 2005, vítima de doença do foro oncológico. Já o recordámos em http://cavaleirosdonorte.blogspot.com/2010/07/furriel-farinhas.html. 

5 comentários:

rodrigues zalala disse...

estive este fim de semana com o Mota viana que levou uma purrada e pensa ele que foi substituido pelo Victor Veles em Zalala.

João Dias (Fur Mil TRMS Zalala) disse...

Oh Rodrigues!
Desculpa lá, não penses que eu sou sempre do contra, mas porque o Velez não substituiu o Mota Viana há que corrigir imprecisões. Ele viajou no mesmo voo da 1ª CCav de Lisboa para Luanda e juntou-se a nós ainda no Grafanil, portanto antes da ida para Zalala, onde o capitão Castro Dias o alcunhou de "Quinzinho da Catana", isto porque a companhia tinha um furriel a menos. Se bem te lembras cada grupo de combate deveria enquadrar 3, mas o terceiro, o do Alferes Rosa saiu do "puto" apenas com 2 (Pinto e Aldeagas). O Velez completou o trio.
No que respeita ao Mota Viana e ao Pereira (João Manuel Baldy Belém Pereira) ambos caídos na alçada disciplinar, foram substituidos pelo Rito e pelo Soares. Não tenho a certeza, mas creio ter sido o último a ocupar o lugar do M Viana. È uma questão cronológica que o livro da unidade poderá escarecer.-

Um abraço para todos os cavaleiros do norte

Carlos Letras disse...

O Jesuino Pinto, foi Furriel e não Alferes.

Um abraço.

J. Dias (Zalala) disse...

Oh Letras
Desculpa mas na 1ª Companhia não conheci nenhum Jesuino Pinto.
Um abraço

J. Dias (Zalala) disse...

Oh Letras
Desculpa mas na 1ª Companhia não conheci nenhum Jesuino Pinto.
Um abraço