Há 37, eu fiz 22 anos!!! E foi um «festão» (digo eu...), roubado à minha missão de sargento de dia, com jantar no Rocha, que meteu camarão (um luxo!!!), boas cervejas e muito cuidado nos excessos, pois estava de serviço e eu sabia que alguns «alguéns» espreitavam uma escorregadela minha, para me «premiarem».
Eu nunca tinha festejado anos, não era granda hábito da casa familiar, para além de no dia, se melhorar a refeição da noite, porventura com uns rojões, ou uma galinha no forno! Era frugal a vida desses tempos! E prendas? Ai, quais prendas!!!
Angola e o Quitexe deram-me a graça de sentir o «fazer anos»! E dá-me agora a nostalgia desse dia - em que me fiz «mecenas» da furrielada, pagando porto´s e brandys macieira (ou vital, ou aliança velha), ou uns bons tragos de wiskye, bebidas que por lá eram relativamente vulgares, a preços que se colhiam bem dos nossos bolsos.
Hoje, 37 anos depois, surpreendeu-me o número de pessoas que me telefonaram, emailaram e facebookaram, fazendo-me lembrar - caso eu não soubesse, valha-me Deus!!!... - que estou imediatamente pré-sexagenário! Toma lá 59, CV!!! Toma e embrulha!!
Uma mensagem me emocionou, desculpem todos os outros correspondentes: a de um dos muitos angolanos (milhares!) do Uíge que, nos trágicos primeiros dias de Junho de 1975, a tropa recolheu na parada do BC12!!!
Dispenso-me da riqueza de pormenores com que este angolano veio narrar-me o que pensa, agora, daqueles que aos 22 para 23 anos, participaram no processo de independência de Angola! E lhes deram guarida, pão e vida! É emocionante!
Foi bom fazer 22 anos, envolvido num processo da grandeza histórica que foi o do nascimento de um novo país e dele, e nele, ter colo de amigos que nos mandam recados em dias como este.
Abraço para todos!
E para todos os Cavaleiros do Norte - e respectivas amazonas - que, neste 21 de Novembro de 2011, me encheram de mimos!
Ver AQUI
E AQUI
9 comentários:
Feliz aniversário Celestino Viegas. Parabéns,recordas os teus 22 anos,agora aguenta-te com os mesmos 59 como os meus, vai dando para recordar. Um grande Abraço Camarada.
Amigo Viegas, ainda vou a tempo de, no dia de hoje, 21NOV, te felicitar pelos 59.
PARABÉNS COMPANHEIRO!
GUEDES
Grande abraço, grande Viegas.
Dias
Eu não sabia que ontem eram vinte e dois anos!!!
Agora, como faço quase todos os dias, cá vai, com, talvez, quase 24horas atrazadas,e votos de muitos e muitos, por aí adiante...
Um ab.
É zé viegas, sou o Grilo, vê lá se te lembras, fomos camaradas em Lamego, tu eras o pinheiro e fomos os primeiros classificados das 24 horas, eramos uma máquina por aquelas serras fora, fizeste o slide para o rio com o equipamento do zacarias em cima do teu, que ele estava aleijado. levavas dois ás costas.
sabes alguma coisa do zacarias, ele ficou com nós depois da especialidade e nunca mais sobe dele depois de sermos mobilizados, eu costumo ver o blog e é formidável.
um grande abraço para ti.
jj grilo
Ainda querias fazer os tais anitos com os 22 de atraso!!!Abraço.
ManPinto
parabens e continua a festejalos mas nao os 22 um forte abraço
jose rebelo
Parabéns!,.....é bom acrescentar anos à vida, mas ainda melhor, é dar vida aos anos..........e quando a vida não te sorrir... faz-lhe cócegas!
Um grande abraço.
Carlos Silva
Continua Camarada,
tens pedalada dos teus 22 anos.
Parabéns
Américo Rodrigues
Enviar um comentário