quinta-feira, 29 de março de 2012

1 238 - Ora lá adeus, que vamos de férias e luandar...

Cruz e Viegas na avenida do Quitexe. Atrás, o bar dos praças (1974)


A 29 de Março de 1975, um sábado, aprontei-me eu de serviço no BC12, fazendo vésperas da ida de férias, para as quais preparei a minha pequena mala preta - na qual ainda hoje guardo a correspondência angolana. 
Ao outro dia, com o Cruz, voaria de Carmona para Luanda (que luxo!!!) e por lá estaríamos (e estivemos) alguns dias, antes de viajar para o sul, até Nova Lisboa (agora Huambo), Benguela e Lobito (como destinos principais).
Férias, que bom!!!
A Carmona desse tempo fervia de pequenos e repetidos incidentes (nada que a tropa não controlasse, mas sempre criando alguns  constrangimentos) e murmúrios, engravidada de pequenos e dispensáveis boatos, e o aroma de férias animava-nos. 
Luanda era uma cidade onde tinha criado e multiplicado alguns afectos e muito desejada pelo seu bulício social - bulício e animação nem sequer bulidas pelas repetidas (e algumas vezes violentas) escaramuças entre movimentos emancipalistas.
O pouso iria ser (e foi) o Katekero, no largo Serpa Pinto, bem pertinho da baixa e onde já tinha «ficha». Para lá tinha ligado, pelo telefone dos CTT de Carmona. 
O Cruz aprontava-se, também! Os dias próximos da cosmopolita Luanda iam ser nossos. E as noites!! E as gentes que por lá eram colo das nossas melhores amizades. Não nos iria faltar apetite para luandar. E assim seria!

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Viegas,obrigado por esta foto,onde o Sr. diz que era o bar dos praças,era o minha casa no ano72-73 na ccs do Bcaç3879,era tambem a arrecadaçao dos dois grupos de GE 217 e 222,pela parte de tras do edificio,na parte que esta virada para a foto era um genero de biblioteca,tinha uns livros e umas cadeiras,do lado direito da foto era o Torres material de guerra.Obrigado por esta foto,um abraço ------Branco