quarta-feira, 21 de março de 2012

1 230 - Furriel mecânico Dias, louvor e castigo...

Eusébio, Dias e Velez, três furriéis de Zalala

Trago aqui hoje o Dias, que foi furriel por Zalala e passou por Vista Alegre e Carmona, antes de chegar a Luanda e voltar a Lisboa. Foi mecânico-auto e de tal forma «eficiente e cuidado» que mereceu louvor do capitão Castro Dias, que comandou a 1ª. Companhia do BCAV. 8423, a de Zalala. 
O louvor é de Agosto de 1975, quando, já em Luanda, se faziam vésperas da viagem para casa, e sublinha «o zelo demonstrado no seu trabalho, a prontidão na sua execução e o seu espírito de servir» que, enfatiza o documento, «constituem, só por si, motivo de consideração e apreço do comando directo que serviu, tornando-se merecedor da distinção ora conferida».
As sublinhadas qualidades de Manuel Dias foram razão para «tornear todas as dificuldades surgidas» e «recuperar permanentemente o material seu cargo», conseguindo, por isso, «superar os esforços que a este (material) era pedido, quer devido ao muito uso, quer devido às condições dos itinerários em que eram obrigados a actuar esses meios». Referia-se o autor do louvor, certamente, à dificílima e perigosíssima picada para Zalala a e outros troços à volta do aquartelamento.
O furriel mecânico Dias é um caso insólito dos Cavaleiros do Norte. Foi louvado, como reportamos, e punido. Na verdade, a ordem de serviço nº. 51 dá conta de ter sofrido 10 dias de detenção. Porquê? Vá lá saber-se!
- DIAS. Manuel Dinis Dias, furriel miliciano mecânico auto, da 1ª. CCAV. 8423. De Lisboa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande malandro, onde para esse artista.
Onde quer que esteja, aqui vai um abraço!
Manuel Pinto

Carlos ferreira disse...

Lembram se do cabo Ferreira, aquele do mat. Guerra ? PPois esse mesmo. Tirei fotos em Dezembro 2012, por ondei em visita, quibaxe, ponte Dange, nova, vista alegre, aldeia Viçosa, agora com outro nome africano, quittexe, onde comi numa cantina boa gazela, ZALALA, chama se estrada Ambuila, fazenda abandonada, Songo e uige. Vou tentar enviar por aqui, mas se os SIMPÁTICOS, conforme dizia. O cap. Castro dias , de quem gostaria de ter o contacto, quiserem. As fotos estou em Moçambique, email, sistronic@tvcabo.co.mz. UM Abraco