sábado, 3 de março de 2012

1 192 - Aldeia Viçosa a caminho de Carmona

Letras, Machado e Melo, da 2ª. CAV. 8423, 
nas piscinas de Carmona (em 1975)

A rotação do Comando e da CCS do BCAV. 8423 para  Carmona, a 2 de Março de 1975, foi acompanhada de um grupo de combate da 2ª. CCAV.,  a de Aldeia Viçosa. O batalhão estava em período de retracção e dias depois (a 11) completou-se a deslocação dos comandados do capitão miliciano Cruz, ficando a vila sem guarnição militar.
A 1ª. CCAV., a do capitão Castro Dias, estava em Vista Alegre e Ponte do Dange (ida da heróica Zalala), e a 3ª. CCAV, a do capitão José Paulo Fernandes, já estava no Quitexe, desde 10 de Dezembro de 1974, quando desguarneceu a mítica fazenda de Santa Isabel.
Os primeiros dias de Carmona, no geral, foram de adaptação à cidade. Muitos de nós, a esmagadora maioria, nem sabia bem o que era isso de viver numa urbe dessa dimensão populacional e territorial (quase todos idos de aldeias de província) e Carmona era já uma cidade de dimensões generosas, moderna e com farta oferta de serviços.
A guarnição militar, instalada no BC12 e nas messes de sargentos e oficiais, foi-a esventrando e conhecendo. As piscinas (foto) passaram ser um dos pousos privilegiados da malta, nos intervalos dos serviços de ordem - que, ao tempo, passavam pela segurança das instalações, escoltas, controlo de tráfego e policiamento militar. Dias de paz e boa-vai-ela"!!! Para vir, estava o bem pior!

Sem comentários: